Secretaria da Saúde recebe alunos que criaram aplicativo para detectar câncer de mama

Publicado em 13/09/2024 às 15:07

Compartilhe

saude 13-09 - ft sesa

A Secretaria da Saúde (Sesa) recebeu, na última quarta-feira (11), alunos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), do campus Serra, responsáveis pela criação do aplicativo Breast Cancer Detection, voltado para a detecção do câncer de mama.

Os alunos formam a equipe intitulada LEDS, que ganhou em julho deste ano o primeiro lugar geral na competição “Desafio APP”, da Escola Avançada de Tecnologia (EAT), em São Paulo. A competição reuniu alunos de diferentes estados do País e, como premiação, eles conquistaram uma imersão tecnológica de uma semana no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos (EUA).

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, foi responsável por receber a equipe e os agradeceu pela dedicação aos estudos e por pensar na saúde.

“Me enxergo muito numa geração que desafia as coisas e pensar em saúde é um grande desafio. Vocês procurarem um diagnóstico para um item que é caro à saúde, como o câncer. Achar uma forma de antecipar o diagnóstico é muito bom. Parabenizo a todos vocês. Obrigado por estudar e por ter alguém que os influenciam, como pais, familiares, e, principalmente, os professores de vocês, porque se alguém conseguiu criar, foi porque teve outro para ensinar”, ressaltou o secretário Miguel Duarte.

O aplicativo Breast Cancer Detection, desenvolvido pelos alunos, sob coordenação do professor Fidelis Zanetti de Castro, utiliza inteligência artificial para identificar nas imagens de biópsia do tecido mamário áreas em que é provável existir algum tumor. No Estado, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de 900 novos casos de câncer de mama por ano.

Durante a reunião, representando o reitor do Ifes, o professor Lodovico Faria destacou a importância de o projeto poder ser vinculado ao campo da prática, com o apoio da Sesa. “Estamos muito interessados em vincular um ambiente real, laboratorial, de um hospital que tenha uma especialidade em câncer para validar a solução”, salientou.

Miguel Duarte aproveitou a oportunidade para apresentar aos alunos o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e destacou a viabilização do projeto no campo da prática, especialmente numa parceria junto ao ICEPi. “Queremos aproximá-los do ICEPi, que é a nossa incubadora tecnológica. Acredito que precisamos incentivá-los a continuar no caminho que escolheram, da pesquisa desenvolvimento tecnológico”, disse o secretário.

Estiveram presentes na reunião a subsecretária de Estado de Atenção à Saúde (respondendo), Carolina Sanches; o coordenador e o supervisor de Avaliação e Captação de Novas Tecnologias, do projeto de Desenvolvimento de Práticas Gerenciais Aplicadas à Inovação em Saúde (PGiS) do ICEPi, Rafael Duarte e Tainan Coelho, respectivamente; o professor e coordenador da equipe LEDS, Fidelis Zanetti de Castro; e os alunos que compõem a equipe campeã. Mais fotos do encontro neste link.

Equipe LEDS 

A equipe LEDS é composta pelos estudantes Wilsiman Santos Evangelista Silva, do 1º período do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação; Murilo Coser Rocha, do 2º ano do curso técnico em Informática para Internet, integrado ao Ensino Médio; Vitória Cruz de Aguiar, do 1º ano do curso técnico em Informática para Internet, integrado ao Ensino Médio; Samuel Oliveira Benevides Barros, do 3º ano do curso técnico em Mecatrônica, integrado ao Ensino Médio; Livia Helena da Silva Estevão Araujo, do 2º ano do curso técnico em Mecatrônica, integrado ao Ensino Médio; e Caio Silva Assenção, do 1º ano do curso técnico em Mecatrônica, integrado ao Ensino Médio, todos do turno matutino.

A equipe foi coordenada pelo professor Fidelis Zanetti de Castro. Durante a competição, a equipe campeã também conquistou a medalha de bronze pela construção da ideia e prototipagem do aplicativo.

Fonte e foto: SESA

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social