Sebrae/ES realizou mais de 105 mil atendimentos à distância este ano

Publicado em 25/12/2020 às 12:52

Compartilhe

O ano de 2020 foi de muitos desafios para o empreendedor e também para o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) que precisou se adequar para atender as demandas dos empresários capixabas – e foram muitas. De acordo com o balanço das atividades do Sebrae/ES, em 2020, todos os canais de atendimento à distância somaram mais de 105 mil chamados respondidos, mais que o dobro do ano passado (120,7% de aumento) e o ano ainda não acabou, havendo atendimentos ainda em andamento, especialmente centenas de consultorias já iniciadas e que se concluirão no início do próximo ano. 

A Plataforma EAD Nacional teve grande importância nesse aumento dos atendimentos digitais, com mais de 100 capacitações oferecidas e 44.493 clientes inscritos. O Whatsapp do Sebrae/ES começou a funcionar em abril, e em novembro já contabilizava quase 13 mil atendimentos.

“Assim como os empreendedores, o Sebrae/ES também foi pego de surpresa pela pandemia e teve que reaprender a trabalhar de forma virtual. O nosso tempo de resposta foi rápido e conseguimos bons resultados junto aos empreendedores que não ficaram desamparados” destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Endividamento

Por conta da pandemia, muitos empreendedores se encontraram em uma situação financeira complicada. Atualmente, 75% dos pequenos negócios do Espírito Santo não possui dívidas ou está com as contas em dia. No início da pandemia, o percentual de empresários com dívidas em atraso era de 39% e, agora, esse número caiu para 25%, de acordo com a última edição da Pesquisa de Impactos da Pandemia nos pequenos negócios.

A Campanha Compre do Pequeno, realizada pelo Sebrae em parceria com outras instituições, incentivou o consumo nos pequenos negócios, movimentando a economia local.  Outra ação, realizada em parceria com o Sindiadvogados, possibilitou 1.437 atendimentos durante o XVII Plantão da Cidadania.

Nesse sentido, também foram realizados dois Encontros de Crédito online, oportunizando aos empresários o acesso aos bancos e suas linhas de crédito. Ao todo, foram 102 empresas participantes, destas 99 conseguiram a renegociação.

Antes mesmo da pandemia, o Sebrae/ES atuou junto aos empreendedores do Sul do Espírito Santo em prol da recuperação econômica da região, que sofreu com as fortes chuvas no início do ano. Foram 652 empresas atendidas e R$1,28 milhões investidos.

Transformação digital

Com o início da pandemia do coronavírus, as relações de mercado foram alteradas e as empresas precisaram se adaptar ao novo normal. Nesse cenário, as ferramentas virtuais, como redes sociais, se tornaram grandes aliadas dos empreendimentos. Se antes da pandemia apenas 42% já vendiam pela internet, em agosto, 72% já haviam adotado os aplicativos como meio de venda. 

Para auxiliar os empreendedores nessa transição para o mundo virtual, e em outros assuntos, o Sebrae/ES realizou mais de 8 mil consultorias gratuitas de forma presencial e mais cerca de 9 mil à distância. Ao todo, foram mais de R$ 21 milhões em produtos gratuitos para micro e pequenas empresas, isso sem contar com os cursos, capacitações e outros eventos disponíveis na Loja Sebrae/ES.

Inovação

Ao longo deste ano foram desenvolvidos quatro projetos de inovação: Negócios Inovadores, Educação Empreendedora, Capital Empreendedor e Habitats de Inovação. Foram mais de 20 atividades, entre elas, capacitação de professores e alunos em empreendedorismo e inovação, preparação e aproximação de startups com investidores, apoio para acesso a editais de inovação, três trilhas de desenvolvimento de startups, além de 30 ambientes de inovação atendidos com capacitação e consultoria.

Outros 44 editais também foram abertos, atendendo as áreas de educação, empreendedorismo, gestão, marketing e vendas entre outros.

Empreendedorismo

Muitas pessoas apostaram no empreendedorismo como alternativa de renda, principalmente nos períodos mais críticos da pandemia, quando o número de desemprego aumentou. O Espírito Santo chegou à marca de 68.813 mil novos empreendedores apenas este ano, quase 8 mil a mais que o ano anterior.

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial