Sebrae/ES inicia rodada de reuniões estratégicas sobre turismo com prefeituras

Publicado em 25/08/2025 às 08:19

Compartilhe

prefeitura-de-marechal-floriano-Foto-Sebrae-1024x471

Foto: Sebrae/ES

Em uma nova etapa da estratégia do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) para transformar realidades impulsionando vocações dos territórios capixabas, a diretoria da instituição pega a estrada para realizar rodadas de reuniões estratégicas sobre turismo com prefeituras. As primeiras a serem visitadas foram Domingos Martins e Marechal Floriano.

“O Sebrae/ES elegeu, depois de estudos e diagnósticos, territórios a serem priorizados para receber esse trabalho da instituição com mais intensidade. São regiões com grande potencial e que precisam de um impulso maior. Estamos iniciando esse trabalho para desdobrar ações de turismo nos municípios e vamos pessoalmente conversar com prefeitos, secretários de Turismo e demais envolvidos no segmento dentro da administração municipal, para levar nosso apoio técnico e contribuir para que todos os setores da engrenagem que move o turismo estejam preparados para desenvolver o segmento”, salienta o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Entretanto, todo o panorama desses territórios está sendo analisado, a começar pelo interesse da comunidade local no desenvolvimento turístico e as diretrizes de desenvolvimento urbano permitidas pelo Plano Diretor Municipal (PDM). “O turismo tem disso, tem que sentir a comunidade primeiro. Se a comunidade não quiser, não vai acontecer. Além disso, o PDM pode precisar de alguma atualização também. Essa discussão do PDM com os municípios já está se iniciando. Ao fazer todo o estudo da cidade, será possível entender, dentro do PDM onde existe potencial e condições para expansão do turismo”, detalha Rigo.

As reuniões com os prefeitos Edu do Restaurante, de Domingos Martins, e Lidiney Gobbi, de Marechal Floriano, trataram das realidades específicas de cada região, conforme seus graus de maturidade turística. Prefeituras das áreas sinalizadas pelo Sebrae/ES como territórios prioritários já estão sendo procuradas. “Estamos entrando em regiões específicas para potencializar, qualificar, concentrar mais energia ali. Mas, claro, sem deixar de trabalhar os municípios como um todo”, diz o superintendente.

Pedro Rigo reforçou durante o encontro, que é necessário que produtos turísticos sejam formatados para figurar nas prateleiras das agências e operadoras. “É fácil acessar um site e achar um hotel bonito, alugar um carro para ir a algum lugar. Mas aí a pessoa chega na cidade e encontra restaurantes fechados, por exemplo. Tem que entender que atrativos turísticos não são produtos turísticos. O produto é aquele roteiro organizado, formatado, com receptivo para buscar o turista, com tudo preparado para oferecer ao visitante uma experiência que o faça permanecer por mais tempo e retornar”, destacou.

Texto: Marcella Andrade/Sebrae

Veja também

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos