Sebrae e Apex-Brasil firmam acordo para promover as exportações de pequenos negócios brasileiros

Publicado em 13/02/2021 às 12:29

Compartilhe

O Sebrae e a Apex-Brasil assinaram, na última quarta-feira (10), um acordo de cooperação para ampliar a internacionalização dos pequenos negócios brasileiros. A parceria vai contribuir com a geração de inteligência de mercado para subsidiar ações de promoção comercial com foco nas micro e pequenas empresas; desenvolver ações de sensibilização e difusão da cultura exportadora e promover as Indicações Geográficas brasileiras no exterior, entre outras iniciativas.  O acordo será firmado entre os presidentes das duas instituições: Carlos Melles, do Sebrae, e Sergio Segovia, da Apex-Brasil.

Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a expectativa é atender, neste momento, 300 empresas, sendo 100 delas com perfil de exportadoras internacionalizadas até 2021. “Atualmente, das 25 mil empresas do país que exportam, uma a cada três (8,4 mil), são de pequeno porte. Apesar dessa participação significativa, as micro e pequenas empresas exportadoras são responsáveis por apenas 1% dos valores negociados. Nós queremos, com essa parceria com a Apex-Brasil, converter no mínimo 20% dessas empresas participantes do projeto em exportadoras, no prazo de três anos”, comenta o presidente do Sebrae.

“Mais de 14 mil empresas foram apoiadas pela Apex-Brasil em 2020”, ressalta o Presidente da Agência, Sergio Segovia. “Com elas, englobamos 32% da exportação total do Brasil, ou seja, mais de US$ 66 bilhões. Por meio de nossas ações de qualificação e nossa geração de inteligência de mercado, para subsidiar os empresários brasileiros, esperamos ampliar a competitividade das micro e pequenas empresas do país no mercado internacional. Nossa parceria com o Sebrae vai reforçar esse trabalho, por meio da cooperação e do desenvolvimento de ações conjuntas de sensibilização e de difusão da cultura exportadora”.

Um dos pontos altos da parceria será a atenção dedicada às Indicações Geográficas brasileiras. A parceria vai realizar um amplo trabalho de sensibilização, mobilização, preparação, capacitação, consultoria, mentoria e assessoria para internacionalização de empresas e territórios. “Vamos promover as Indicações Geográficas brasileiras no exterior, com um trabalho de posicionamento e valorização de marca desses territórios, identificando potenciais mercados para esses pequenos produtores”, destaca Carlos Melles.

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial