Seag apresenta etapas finais da barragem de Burarama em encontro com comunidade local

Publicado em 06/11/2025 às 14:55

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-11-05 at 10.47.19

Foto: Gustavo Souza/Seag

A Associação de Moradores de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, recebeu nesta quarta-feira (05) o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, e sua equipe técnica para uma reunião com a comunidade. O encontro teve como objetivo apresentar as etapas finais da construção da barragem de Burarama, esclarecer dúvidas da população e alinhar informações sobre a conclusão da obra.

O investimento, de R$ 2.022.628,93, é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro do Programa Estadual de Barragens Públicas (PEBP). A previsão é de que a inauguração ocorra dentro de 30 dias, após o enchimento completo do reservatório.

Durante o encontro, os moradores conheceram detalhes técnicos da estrutura, que terá capacidade para manter uma área alagada de 1,43 hectare, com volume de armazenamento de 25 mil metros cúbicos de água. Também foram explicados os últimos procedimentos necessários para a entrega oficial da obra, como a fase de vistoria e testes operacionais.

O secretário Enio Bergoli destacou que a reunião reforça o compromisso do Governo do Estado em manter um diálogo direto com as comunidades rurais e investir em obras que garantam sustentabilidade e desenvolvimento no interior capixaba.

“O encontro foi uma oportunidade de aproximar ainda mais o Governo da população de Burarama. Estamos concluindo uma obra que representa segurança hídrica, produção agrícola mais estável e qualidade de vida para as famílias do campo. A barragem vai assegurar água para irrigação, reduzir os impactos das mudanças climáticas e fortalecer o agronegócio”, afirmou Bergoli.

Programa Estadual de Barragens Públicas (PEBP)

Coordenado pela Seag, o PEBP é desenvolvido com recursos do Governo do Estado e apoio do Fundo Especial de Apoio ao Programa Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (FEAP). O programa tem como objetivo ampliar a segurança hídrica no meio rural e garantir maior resiliência frente aos períodos de estiagem, por meio da construção e reabilitação de barragens em diferentes regiões do Espírito Santo, com prioridade para as áreas mais afetadas pela escassez de água.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro