Saúde promove oficina para atualização do Plano de Ação do projeto de Redução do Tempo de Espera por Consultas e Exames

Publicado em 06/07/2025 às 11:58

Compartilhe

tempo de espera reduzido

Foto: Governo ES

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), vem realizando uma série de ações a fim de aumentar a oferta do cuidado especializado e reduzir o tempo de espera por consultas e exames aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba. Para fortalecer os trabalhos, profissionais da saúde se reuniram para a Oficina de atualização do Plano de Ação do projeto “Redução do Tempo de Espera por Consultas e Exames”.

“Precisamos ter com mais precisão o que chamamos de fila e o que de fato precisamos ter de ações concretas para fazer a gestão da demanda e da oferta. A Sesa tem uma gestão da oferta extremamente competente, com a expansão das teleconsultas, de especialidades e de cirurgias eletivas, e precisamos fortalecer a gestão da demanda”, informou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

Segundo o secretário, a oficina tem por objetivo aperfeiçoar a gestão da oferta de consultas e exames especializados. “E é um encontro que faz parte da nossa estratégia, para termos dados com precisão e propor ações. Ações essas que precisam ter duas premissas, a de não dificultar a vida do cidadão e a de corresponsabilização entre Estado, municípios e cidadãos”, disse.

Realizada na última segunda-feira (30), no auditório da Sesa, em Vitória, a oficina buscou promover a integração entre as áreas da Secretaria que atuam com objetivo de cumprir o mesmo propósito, além de organizar a metodologia de trabalho visando consolidar os resultados que as equipes poderão produzir.  Para isso, a oficina contou com a presença de profissionais de diferentes setores da Sesa, como Regulação, Assistência à Saúde, Vigilância, Contratualização, o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), e de Planejamento.

Durante a oficina, os profissionais se reuniram em grupos para definir as ações seguindo a estrutura analítica do projeto, com atividades que englobavam a gestão da demanda e a gestão da oferta, totalizando 20 frentes de trabalho com metas a serem definidas e cumpridas, como destacou o gerente do Portfólio de Projetos Estratégicos, Jonas Coutinho Lisboa. “É um projeto conduzido pela subsecretaria de Regulação há mais de um ano, e que tem representantes de todas as áreas. Para esta oficina, estamos propondo a atualização do plano e vamos distribuir algumas ações atualizadas para que possamos alcançar o objetivo do projeto”.

Entre as ações a serem atualizadas tem-se o aperfeiçoamento do Sistema Estadual de Regulação Ambulatorial, a revisão do processo de trabalho regulatório, a reorganização dos protocolos regulatórios e clínicos, além de ações da gestão, revisão dos contratos com serviços próprios e contratualizados e ações com as superintendências.

Fotos da Oficina neste link

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro