Saúde passa disponibilizar resultados de arboviroses de forma on-line

Publicado em 26/10/2024 às 10:39

Compartilhe

arboviroses online

Para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, a Secretaria da Saúde (Sesa) começou a disponibilizar, a partir desta semana, os resultados de exames para arboviroses (dengue, Zika, chikungunya e Oropouche) de forma on-line, por meio do Portal SUS: https://portalsus.es.gov.br.

Essa iniciativa é uma parceria entre a Sesa, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) e a Gerência de Tecnologia de Informação (GTI), e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest).

Os resultados disponíveis são de exames (RT-PCR e sorologia) realizados em casos suspeitos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), coletados nos serviços de saúde e encaminhados ao Lacen/ES ou aos municípios que utilizam o sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Para acessar os laudos, o cidadão deve fazer um cadastro no “Acesso ao Cidadão” e, caso já tenha, apenas autenticar-se. Os laudos estão disponíveis em português e inglês, facilitando o acesso ao diagnóstico para estrangeiros, turistas e expatriados atendidos pelo SUS.

O diretor do Lacen, Rodrigo Rodrigues, ressaltou a importância da iniciativa. “É um trabalho conjunto do Lacen/ES com a GTI e o Prodest, que amplia o acesso da população aos serviços de saúde, uma prática iniciada durante a pandemia da Covid-19. Esse serviço também reduz o tempo de espera pelo resultado,” afirmou Rodrigues.

O diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, destacou o papel do instituto em promover serviços de TI ágeis e seguros para o governo estadual. “Essa iniciativa demonstra nosso compromisso em proporcionar um atendimento mais eficiente e transparente aos capixabas, permitindo que o cidadão acesse rapidamente informações sobre sua saúde,” destacou Cornélio.

Segundo Rodrigues, o Lacen/ES liberará os resultados em até 48 horas após a entrega das amostras, dependendo do tipo de teste. “No caso de resultados negativos para dengue, Zika e chikungunya, a amostra passa por uma etapa adicional de testagem para diagnósticos diferenciais, como o da Oropouche,” explicou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas