Saúde passa disponibilizar resultados de arboviroses de forma on-line

Publicado em 26/10/2024 às 10:39

Compartilhe

arboviroses online

Para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, a Secretaria da Saúde (Sesa) começou a disponibilizar, a partir desta semana, os resultados de exames para arboviroses (dengue, Zika, chikungunya e Oropouche) de forma on-line, por meio do Portal SUS: https://portalsus.es.gov.br.

Essa iniciativa é uma parceria entre a Sesa, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) e a Gerência de Tecnologia de Informação (GTI), e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest).

Os resultados disponíveis são de exames (RT-PCR e sorologia) realizados em casos suspeitos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), coletados nos serviços de saúde e encaminhados ao Lacen/ES ou aos municípios que utilizam o sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Para acessar os laudos, o cidadão deve fazer um cadastro no “Acesso ao Cidadão” e, caso já tenha, apenas autenticar-se. Os laudos estão disponíveis em português e inglês, facilitando o acesso ao diagnóstico para estrangeiros, turistas e expatriados atendidos pelo SUS.

O diretor do Lacen, Rodrigo Rodrigues, ressaltou a importância da iniciativa. “É um trabalho conjunto do Lacen/ES com a GTI e o Prodest, que amplia o acesso da população aos serviços de saúde, uma prática iniciada durante a pandemia da Covid-19. Esse serviço também reduz o tempo de espera pelo resultado,” afirmou Rodrigues.

O diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, destacou o papel do instituto em promover serviços de TI ágeis e seguros para o governo estadual. “Essa iniciativa demonstra nosso compromisso em proporcionar um atendimento mais eficiente e transparente aos capixabas, permitindo que o cidadão acesse rapidamente informações sobre sua saúde,” destacou Cornélio.

Segundo Rodrigues, o Lacen/ES liberará os resultados em até 48 horas após a entrega das amostras, dependendo do tipo de teste. “No caso de resultados negativos para dengue, Zika e chikungunya, a amostra passa por uma etapa adicional de testagem para diagnósticos diferenciais, como o da Oropouche,” explicou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos