Saúde passa disponibilizar resultados de arboviroses de forma on-line

Publicado em 26/10/2024 às 10:39

Compartilhe

arboviroses online

Para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, a Secretaria da Saúde (Sesa) começou a disponibilizar, a partir desta semana, os resultados de exames para arboviroses (dengue, Zika, chikungunya e Oropouche) de forma on-line, por meio do Portal SUS: https://portalsus.es.gov.br.

Essa iniciativa é uma parceria entre a Sesa, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) e a Gerência de Tecnologia de Informação (GTI), e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest).

Os resultados disponíveis são de exames (RT-PCR e sorologia) realizados em casos suspeitos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), coletados nos serviços de saúde e encaminhados ao Lacen/ES ou aos municípios que utilizam o sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Para acessar os laudos, o cidadão deve fazer um cadastro no “Acesso ao Cidadão” e, caso já tenha, apenas autenticar-se. Os laudos estão disponíveis em português e inglês, facilitando o acesso ao diagnóstico para estrangeiros, turistas e expatriados atendidos pelo SUS.

O diretor do Lacen, Rodrigo Rodrigues, ressaltou a importância da iniciativa. “É um trabalho conjunto do Lacen/ES com a GTI e o Prodest, que amplia o acesso da população aos serviços de saúde, uma prática iniciada durante a pandemia da Covid-19. Esse serviço também reduz o tempo de espera pelo resultado,” afirmou Rodrigues.

O diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, destacou o papel do instituto em promover serviços de TI ágeis e seguros para o governo estadual. “Essa iniciativa demonstra nosso compromisso em proporcionar um atendimento mais eficiente e transparente aos capixabas, permitindo que o cidadão acesse rapidamente informações sobre sua saúde,” destacou Cornélio.

Segundo Rodrigues, o Lacen/ES liberará os resultados em até 48 horas após a entrega das amostras, dependendo do tipo de teste. “No caso de resultados negativos para dengue, Zika e chikungunya, a amostra passa por uma etapa adicional de testagem para diagnósticos diferenciais, como o da Oropouche,” explicou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos