Saiba como evitar o entupimento de encanamentos na sua casa

Publicado em 29/06/2017 às 11:54

Compartilhe

Uma das piores situações que podem acontecer com qualquer pessoa é o entupimento dos encanamentos em sua residência. Não existe situação mais desconfortável e inconveniente do que essa, seja na cozinha, banheiro ou na lavanderia. Por incrível que pareça, o maior causador dos entupimentos é a falta de informação e o mau uso dos equipamentos.

Entupimento na cozinha

pia entupida

Um dos maiores causadores de entupimentos no cano da cozinha é o excesso de resíduo e gordura nas tubulações. Para evitar o excesso de resíduos e para descartá-los de forma mais consciente para o meio-ambiente, jogue os restos de alimentos em uma lixeira separada especialmente para lixo orgânico em vez de usar a pia. O óleo de cozinha ou gordura usado para fritar deve ser colocado em uma garrafa de plástico ou outro recipiente que vá de preferência a um centro de coleta. Evite jogar óleo na pia porque isso pode facilmente criar camadas de gordura que vão causar entupimento mais cedo ou mais tarde.

Entupimento no banheiro

No banheiro podemos separar os entupimentos em dois tipos diferentes:

O primeiro tipo é o entupimento da privada, sendo que esse problema é um pouco mais difícil de evitar. O importante é seguir algumas precauções básicas: evite jogar papel higiênico no vaso sanitário, tendo sempre um lixo para essa finalidade. Além disso, não jogue materiais como fraldas, preservativos ou absorventes.

O segundo tipo de entupimento é o do encanamento do chuveiro. Isso normalmente ocorre com o excesso de cabelo e gordura corporal que pode se acumular no encanamento. Por isso é importante fazer limpezas periódicas, ainda mais porque os produtos para desobstruir o encanamento apenas vão dissolver a gordura e os cabelos terão que ser retirados de forma manual.

Entupimentos na lavanderia

Esse é um dos tipos de entupimento mais difíceis de evitar. Fios e tecidos das roupas acabam entrando pela tubulação da máquina de lavar. Como os fios não dissolvem com produtos químicos, a melhor opção quando isso ocorrer é que você contrate uma desentupidora para resolver o problema.

Profissionais e seus serviços

Seguindo as nossas dicas e tomando cuidados diários com a sua moradia, você pode evitar a maioria dos entupimentos, mas o fato é que sempre existe a chance deles ocorrerem. Avalie muito bem as situações e se você não conseguir dar conta delas sozinho, uma boa ideia é chamar uma empresa desentupidora para auxiliar quando for necessário.

Veja também

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba

ministerio-da-saude

Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos à estados e municípios

selo-artesanal

Curso sobre Selos de Identificação Artesanal será realizado em julho

Em-apenas-7-meses-Mapa-alcanca-recorde-anual-de-aberturas-de-mercado

Em apenas 7 meses, Mapa alcança recorde anual de aberturas de mercado

pao-e-produto-alcoolico

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

qualificacao-de-turismo

Programa de Qualificação para o Turismo oferece novas oportunidades

inscricao-para-nossa-bolsa

Governo do Estado divulga lista com suplentes às vagas oferecidas pelo Programa Nossa Bolsa 2024/02

nota-premiada

Fique ligado: dia 18 de julho tem sorteio do Nota Premiada Capixaba!