Ruas de Marechal Floriano poderão ter sistema de videomonitoramento

Publicado em 13/01/2023 às 13:46

Compartilhe

Ruas-de-Marechal-Floriano-poderao-ter-sistema-de-videomonitoramento

Texto e fotos: Cícero Modolo

As ruas de Marechal Floriano poderão ter um sistema de videomonitoramento. Esse foi um dos assuntos discutidos na noite da última quarta-feira (11), durante uma reunião na sede da Associação Comercial, Industrial, Agroindustrial e Serviços de Marechal Floriano (Aciasmaf), que tratou sobre assuntos relacionados à segurança pública no município.

A reunião debateu também sobre os frequentes arrombamentos e furtos que estão ocorrendo nos comércios de Marechal Floriano. Na última semana, quatro acusados de arrombamentos ocorridos durante 2022 e no início deste ano foram presos pela Polícia Militar.

Participaram da reunião os associados e diretores da Aciasmaf; representantes do Conselho Municipal de Segurança Pública; o vereador Natalino Bianqui Netto, representando a Câmara Municipal de Marechal Floriano; o major Edinei Balbino de Souza, comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, juntamente com o coordenador operacional de Marechal Floriano – o subtenente Corteletti – e com o subcomandante Waldemar Abeldt Júnior.

Durante a reunião, o major Edinei realizou a apresentação do projeto piloto de videomonitoramento que vem sendo realizado no centro de Domingos Martins, mantido pela iniciativa privada, em parceria com a 6ª Cia. Ele também falou sobre o perfil no Instagram da 6ª Cia (@6ciaind.pmes), onde são divulgadas todas as ações da Polícia Militar na comunidade. O comandante também mostrou dados de ações da Polícia Militar durante o ano de 2022.

De acordo com o major, o sistema de videomonitoramento visa prevenir e inibir as atividades ilícitas, cooperar para a redução no índice de criminalidade e registrar imagens para posterior serviço de investigação. Para o projeto piloto de Domingos Martins, foi inserido um sistema que interliga as 35 câmeras instaladas nos pontos estratégicos e nas entradas e saídas no centro do município.

A ferramenta contribui ainda para aperfeiçoar as atividades preventivas do policiamento ostensivo, agilizar as atividades repressivas durante o acontecimento de atividades ilícitas e aumentar a sensação de segurança do cidadão.

Para o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública de Marechal Floriano, o advogado Lintz Assis Monteiro de Oliveira, a instalação de câmeras na sede e no interior de Marechal Floriano contribuirá para a segurança no município. “Estamos definindo assuntos muito importantes no que se refere à segurança pública da nossa cidade. Não podemos aceitar os frequentes arrombamentos e furtos que estão ocorrendo nos comércios no município. Tenho certeza que receberemos sugestões pertinentes e vamos aproveitá-las”, destacou.

Ele afirmou que é necessário somar forças para combater a violência. “Junto com a 6ª Cia e demais autoridades do município, como a Polícia Civil, o Ministério Público, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, podemos seguir enfrentando a violência. Se houver um cerco eletrônico no município, aquele que tentar cometer crime em nosso município pode ter a certeza que será capturado de imediato”, enfatizou Lintz Monteiro.

O presidente do Conselho de Segurança convidou para uma nova reunião, no próximo dia 30, juntamente com o comandante da 6ª Cia Ind. PMES, Major Edinei Balbino de Souza e um empresário da região, para discutir a viabilidade da instalação do sistema de monitoramento em Marechal Floriano, idêntico ao que existe em Domingos Martins.6ª CIA DA PMES – A área de atuação compreende os municípios de Domingo Martins e Marechal Floriano. A 6ª Cia Independente articula-se operacionalmente em três pelotões e dois destacamentos, que executam o policiamento ostensivo geral, de trânsito (urbano e rodoviário), contando ainda com o grupo de apoio (GA) e Patrulha da Comunidade Rural. As sedes dos pelotões ficam na Sede Domingos Martins, Sede de Marechal Floriano, e no distrito de Aracê (no centro de Pedra Azul). Os destacamentos (DPMs) ficam no distrito de Araguaya, em Marechal Floriano e no distrito de Paraju, em Domingos Martins.

Veja também

geral-17-06-ft-Ricardo-Medeiros-terceira-ponte

Governo do Estado inicia remoção das cabines da Terceira Ponte

saude-17-06-ft-sesa

Neurocirurgia transformadora: a jornada de dona Florentina para recuperar a fala e a mobilidade

geral-17-06-ft-Reproducao-Agencia-Brasil-termometro

Inverno começa nesta semana com temperaturas acima da média

politica-17-06-ft-Paulo-Pinto-Agencia-Brasil-pl-aborto

Após PL do aborto na Câmara, Senado discute o tema nesta segunda-feira

brasil-17-06-ft-reproducao-chuvas-RS

Ministro presta suporte após temporal em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul

producao-industrial

Produção industrial cresce 6,2% no Espírito Santo

incendio-instalacao-eletrica

Saiba como evitar incêndios em instalações elétricas

agricultura-familiar

Governo e Assembleia anunciam investimento de R$5 milhões na Agricultura Familiar