GASTRONOMIA

Gastronomia

Risoto de camarão e cogumelos Paris

Publicado em 12/05/2022 às 11:21

Compartilhe

padrão-gastronomia

Para comemorar o aniversário de meu filho, propus à família preparar um almoço aqui em casa, em Domingos Martins, na região de montanha do Estado do Espírito Santo. Pedi para ele escolher o que gostaria que eu preparasse: um risoto, ele disse! Como sei que a esposa dele gosta de camarão, resolvi fazer um agrado. E como todos adoram cogumelos, principalmente minha filha, escolhi os Paris, adquiridos fresquinhos, aqui mesmo no município e diretamente com o produtor (Cogumelos Canal, (27) 99610-7404).

Iniciei fazendo uma boa limpeza em 1,5kg de camarões médios e pequenos, depois deixando-os temperados com caldo de limão, sal e pasta caseira de alho e cebola, dentro da geladeira, em uma vasilha coberta com filme plástico.

A seguir limpei com um pano 1 quilo de cogumelos Paris (se lavá-los eles absorvem muita água e isto não é bom…), retirei os talos e os fatiei em tiras. Refoguei tudo, inclusive os talos, em uma frigideira com uma colher de sopa de azeite e uma colher de sopa rasa de tempero caseiro de alho e cebola. Quando ficaram um pouco macios, retirei-os da frigideira e reservei-os.

Nesta mesma frigideira, com mais um pouquinho de azeite, refoguei os camarões por 3 minutos e também os reservei.

Parti, então, para o arroz: coloquei para aquecer 1,5 litro de caldo de legumes (eu sempre tenho no congelador os caldos dos cozimentos de legumes do dia a dia…), deixando-o ferver. Descasquei e cortei em cubinhos uma cenoura média e uma cebola branca também. Numa panela grande, refoguei-as, em azeite, até a cebola ficar transparente, adicionei ½ kg de arroz arbório e deixei-o fritar até começar a ficar translúcido, sempre mexendo. Fui adicionando o caldo de legumes às conchas e, continuando a mexer para não deixá-lo “pegar” no fundo da panela, cozinhei-o até ficar al dente e bem cremoso: o segredo é ter caldo suficiente na mistura de modo ao risoto escorrer da colher! Corrigi o sal e acrescentei os camarões e os cogumelos, mexendo até homogeneizar. Salpiquei um punhado de salsinha fresca picada e um fio de azeite por cima. Servi-o imediatamente, pois risoto tem que ser saboreado quentinho! O vinho? Um branco, uruguaio, da uva Torrontés, servido bem frio! O aniversariante, bem como todos que o saborearam, adoraram! Modéstia à parte, ficou muito bom, mesmo!

ET: minha filha tem alergia à camarão… Antes de adicionar os camarões à panela, separei um pouco do arroz, já com os cogumelos, para ela, que adorou!

Veja também

abelha -freepik

Durante a florada, Idaf reforça orientações sobre o uso correto de agrotóxicos

exportação- freepik

Governo cria comitê para coordenar resposta a tarifas impostas pelos EUA

Imagem do WhatsApp de 2025-07-15 à(s) 10.28.20_450fb90d

Praça do Papa recebe feira que potencializa a agricultura familiar

Imagem do WhatsApp de 2025-07-15 à(s) 07.52.38_1c202290

Espírito Madeira marca presença na ES Construção Brasil para destacar inovação e sinergia com a construção civil

politica-06-08-ft-Julio-Huber-Pedra-Azul-1024x683

Pesquisa da Setur vai identificar perfil do turista que visita Espírito Santo no Inverno 2025

_d6a8561

COP30: Brasil concede visto eletrônico gratuito a participantes credenciados

raf02773

Produtores brasileiros já sentem impactos da tarifa imposta pelos EUA

inteligencia artificial-freepik

Como reconhecer um texto criado por inteligência artificial

Últimos artigos de Gastronomia

Risoto de carne de panela 

Panache de legumes

Penne ao molho de limão siciliano

Batatas à moda libanesa

Filé de pescada na airfryer