Reunião irá definir se haverá rodízio de água em distrito de Santa Teresa

Publicado em 01/05/2017 às 13:32

Compartilhe

Na próxima quarta-feira (3), às 18 horas, será realizada uma reunião sobre o Acordo de Cooperação Comunitária (ACC) da sub-bacia do Rio 5 de Novembro. O encontro será no Centro Comunitário da Igreja Católica, em Santo Antônio do Canaã (Patrimônio), em Santa Teresa, região serrana do Espírito Santo.

De acordo com o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Doce, Leonardo Deptulsky, na reunião que terá a participação de moradores e agricultores, será avaliada a possibilidade de fazer rodízio no abastecimento de água do distrito.

“Vamos medir a vazão para comparar com as medições passadas. O entendimento é que o ACC é um acordo. A pessoa que não concorda não é obrigada a entrar, mas quem não estiver no ACC a AGERH (Agência Estadual de Recursos Hídricos) vai ter uma medida mais restritiva que é não poder irrigar”, afirmou Leonardo Deptulsky.

Ele explicou ainda que o ACC (que estabelece dias alternados em que os agricultores poderão usar a água do rio para a irrigação e horário reduzido de abastecimento do distrito) foi construído pelos Comitês do Rio Doce e Santa Maria do Doce, com participação de agricultores e moradores.

“Nós construímos o ACC e a AGERH homologou. Estivemos esta semana com o Ministério Público do Estado, em Santa Teresa e a AGERH. Vamos levar o termo do ACC e dar para os produtores assinarem, aqueles que não quiserem assinar ficarão na regra da AGERH é que não pode irrigar hora nenhuma. No final, permitiu-se que se irrigasse à noite, mas se a situação se agravar, a tendência é proibir a irrigação totalmente para quem estiver fora do ACC”, destacou.

Fiscalização do ACC

Uma grande crítica de moradores da sub-bacia é que, no ACC implantado na sub-bacia, em junho do ano passado, não havia fiscalização constante, com agricultores represando a água do rio e irrigando fora dos horários permitidos no ACC.

O presidente do CBH do Rio Doce informou que o monitoramento do nível da água do Rio 5 de Novembro será feito diariamente, em parceria com os Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo) de Colatina e Santa Teresa.

“Nós estamos discutindo com o Ifes para ter uma equipe para fazer a leitura das réguas de medição diariamente. Aí, nós vamos de fato monitorar. Será coordenado pelo Ifes Colatina, com o professor Abraão Elesbão, que é especialista em Recursos Hídricos, em parceria com o Ifes Santa Teresa. Provavelmente, a equipe de leitura será do Ifes de Santa Teresa, que está mais perto”.

E completou: “Aí vamos fazer um termo de cooperação técnica, onde a agência vai disponibilizar a estrutura necessária. A Cesan vai fazer as réguas, instalar e calibrar. Todo dia vai ter a leitura para poder monitorar. A ideia é fazer todas as sub-bacias do Rio Santa Maria do Doce”.

O Rio 5 de Novembro é afluente do Santa Maria do Doce, que nasce na Serra do Gelo, em Santa Teresa, e deságua no Rio Doce. Além do distrito de São João de Petrópolis (Barracão), o Santa Maria do Doce abastece o município de São Roque do Canaã, constantemente abastecido por caminhões-pipa, devido à crise hídrica.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro