Residência do ICEPi conquista 6º lugar nacional em Educação em Epidemiologia Aplicada ao SUS
Publicado em 12/02/2026 às 08:33
Foto: Governo/ES
A experiência do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Vigilância em Saúde (PRMSC), do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), alcançou a 6ª colocação entre iniciativas nacionais voltadas à Educação em Epidemiologia Aplicada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em abril deste ano, representantes do programa apresentarão a experiência em um webinário e receberão certificado de reconhecimento pela iniciativa desenvolvida.
A Residência foi destaque no Eixo 4 — Epidemiologia aplicada à gestão e à tomada de decisão — do Laboratório de Inovação em Saúde – Iniciativas Educacionais em Epidemiologia Aplicada aos Serviços de Saúde do SUS (EpiLab), promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
O trabalho também será publicado em formato de resumo em livro organizado pelas instituições responsáveis pela seleção. Ao final da premiação, o primeiro colocado de cada eixo temático será convidado a apresentar a iniciativa presencialmente na 18ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), que será realizada em Brasília, em abril de 2026.
Para o coordenador do PRMSC, Gilton Luiz Almada, o reconhecimento consolida a Residência como uma estratégia qualificada de formação, além de fortalecer a Secretaria da Saúde (Sesa) e o ICEPi no cenário nacional, valorizando o trabalho de residentes, tutores e preceptores.
“Nossa proposta está alinhada às diretrizes contemporâneas da Epidemiologia Aplicada aos Serviços de Saúde, e o ICEPi se posiciona no mesmo patamar de iniciativas consolidadas, mesmo sendo uma instituição jovem. Contribuímos para superar uma visão reducionista da Residência como formação meramente operacional. Essa premiação reforça a formação de quadros estratégicos para o SUS”, destacou Almada.
Na etapa de classificação, os dez primeiros colocados de cada um dos quatro eixos do edital foram selecionados com o objetivo de reconhecer iniciativas com potencial de integrar ensino e serviços de saúde. A seleção também busca promover o intercâmbio de experiências educacionais em epidemiologia aplicada ao SUS, fortalecendo práticas já existentes e estimulando o desenvolvimento de novos projetos na área.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa