Reoneração sobre o diesel não vai refletir no bolso do consumidor afirma Ministro da Fazenda

Publicado em 27/12/2023 às 09:07

Compartilhe

diesel-27-12-freepik

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta terça-feira (26) que o governo deve lançar, ainda esta semana, um programa para compensar a depreciação acelerada da indústria. E garantiu que as perspectivas para 2024 são boas e que, mesmo com a reoneração do diesel, o consumidor não irá sentir no bolso, já que estão sendo feitos cortes superiores ao custo dos impostos cobrados.

A volta do imposto sobre o diesel será a partir de 1º de janeiro. “A Petrobras anunciou hoje um segundo corte de preço no mês de dezembro, assim, o custo cai mais do que a reoneração prevista. Se você comparar o preço do diesel que será praticado em 1º janeiro de 2024 com o valor de 1º de dezembro de 2023, ainda terá uma queda no preço mesmo com a reoneração. Não há razões para aumentar o valor para os consumidores”, afirmou.

Segundo Haddad, o compromisso com a indústria é de fazer com que os empresários possam abater do Imposto de Renda a depreciação de forma mais acelerada do que a lei permite hoje. “Os empresários vão ter um estímulo a mais para adquirir máquinas mais modernas e aumentar a produtividade da economia brasileira”, disse.

Ao fazer um balanço de 2023, o titular do Ministério da Fazenda destacou que já foram estudadas as medidas estratégicas para o próximo ano, as quais considera “muito prudentes e bem pensadas” para equilibrar 2024. Segundo o ministro, o planejamento deve ser encaminhado em breve para o Congresso Nacional, após análise do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Casa Civil.

“O que queremos aprovar são coisas boas para o País. Então, estamos terminando o ano com bons indicadores em todos os aspectos: emprego, inflação, câmbio, juros, tudo convergindo para o patamar que desejamos. Esse é o fruto de um trabalho que tem que ter continuidade com transparência, capacidade de diálogo e articulação, demonstrando para sociedade o que está sendo seguido”, disse.

O ministro finalizou dizendo que ainda há um caminho a ser trilhado. “Não está terminado o trabalho da Fazenda para colocar ordem naquele caos que foi herdado do ano passado para cá. Temos que continuar”, finalizou.

Fonte: Agência Gov/ Foto: Freepik

Veja também

{CE3EACD5-CC8C-626D-C78D-4BE32D13EAAD}

Conheça as candidatas à Rainha e Princesas da 50ª Festa da Banana e do Leite de Alfredo Chaves

uniformes-escolares-estudantes-alunos-sedu-es

Rede Estadual do Espírito Santo se destaca no Enem 2024 com aumento na participação e alto desempenho

Presenças confirmadas - Coffee Connect x Cooabriel[1]

Pela primeira vez no Espírito Santo, Coffee Connect acontece na Feira de Agronegócios Cooabriel

pedra-azul-julio huber (2)

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho

corpo_49051_Solene-em-Comemoracao-ao-Dia-Nacional-do-Agricultor16072025KamylaPassos

Mais de 30 produtores rurais recebem Comenda do Mérito Agrícola na Ales

HQF_2885-1

Espírito Santo recebe líderes internacionais em evento preparatório para COP30

Imagem do WhatsApp de 2025-07-17 à(s) 11.01.00_0fd46b12

Arraiá movimenta Marechal Floriano neste sábado com música, fé e comidas típicas

_mg_5213

O Pix é nosso, my friend”: Governo brasileiro ironiza investigação dos EUA com publicação nas redes sociais