Remédio contra Covid-19 é aprovado pela Anvisa

Publicado em 12/03/2021 às 14:30

Compartilhe

Em pronunciamento na manhã desta sexta-feira (12), representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciaram que foi registrado o primeiro medicamento para ser usado no tratamento de pacientes com Covid-19. O remdesivir, aprovado pela Anvisa, é um antiviral desenvolvido pela companhia biofarmacêutica Gilead Sciences.

Desde 2020, o remdesivir vem sendo testado nos Estados Unidos de forma experimental para o tratamento da Covid-19, tendo sido autorizado pela Food and Drug Administration para pacientes hospitalizados em estado grave pela doença.

A FDA, agência que regula medicamentos nos Estados Unidos, liberou o uso do antiviral remdesivir para casos moderados e graves de Covid-19 no dia 22 de outubro do último ano. Até então, ele era autorizado só em caráter emergencial.

O anúncio do registro do medicamento no Brasil foi feito pelo gerente-geral de medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, em pronunciamento nesta manhã. O uso experimental em pacientes com a Covid-19 já vinha sendo feito no Brasil desde o dia 26 de junho do último ano. Os detalhes sobre os resultados obtidos pelo medicamente ainda estão sendo divulgados.

REMDESIVIR – Desenvolvido para tratamento do ebola, o remdesivir se mostrou promissor contra o SARS-CoV-2, coronavírus causador da Covid-19, nas primeiras análises in vitro. Após essa primeira etapa, dois estudos mostraram uma recuperação mais rápida dos pacientes que usaram a droga.

Em um deles, porém, houve aumento de efeitos adversos, principalmente sintomas gastrointestinais, aumento de transaminases e bilirrubinas e piora do status cardiopulmonar. Apesar disso, os estudos não alcançaram relevância estatística, mostrando a necessidade de novos ensaios clínicos para entender o real benefício do medicamento.

VACINA – Também foi anunciado pelo representante da Anvisa o registro oficial da vacina de Oxford, já usada em caráter emergencial. A vacina do consórcio AstraZeneca/Oxford terá uma etapa de produção no Brasil, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A autorização permite que a vacina seja aplicada em pessoas acima de 18 anos.

 

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral