Regime de Maduro decreta a prisão de Edmundo González

Publicado em 03/09/2024 às 08:48

Compartilhe

1057

Foto: freepik

González assumiu a candidatura da oposição depois que María Corina Machado, líder da coalizão, foi impedida de concorrer

A Justiça da Venezuela emitiu, nesta segunda-feira (02), uma ordem de prisão contra Edmundo González, 75 anos, candidato da coalizão opositora nas eleições presidenciais que declararam Nicolás Maduro como vencedor. A decisão atendeu um pedido do regime de Maduro, que vem sendo tratado como uma ditadura desde que ele foi declarado o vencedor das eleições em 2024.

Anúncio

A ordem de prisão contra Edmundo González foi expedida após o opositor não comparecer a uma audiência marcada para a última sexta-feira (30), dia em que a Venezuela enfrentou um apagão nacional. Segundo o Ministério Público, a ausência dele, que já havia desobedecido outras intimações, levou as autoridades a considerá-lo um “risco de fuga e de obstrução”, justificando o mandado de prisão.

O clima entre o líder da oposição e o regime de Maduro vem esquentando desde o dia da eleição, quando Edmundo se declarou o vencedor, mas as urnas apontaram o atual presidente como o vencedor. Desde então, ele vem sendo cobrado por toda a comunidade internacional, inclusive o presidente do Brasil, Lula (PT), que não o aceitaram como presidente eleito da Venezuela e cobram a apresentação das atas das urnas.

González assumiu a candidatura da oposição depois que María Corina Machado, líder da coalizão, foi impedida de concorrer, o que já aumentou o clima de hostilidade e fez a comunidade internacional apontar que não havia transparência e democracia no país.

Anúncio

Ele criticou publicamente o Ministério Público, acusando-o de atuar como um “acusador político” e alertando que seria submetido a um julgamento “sem garantias de independência ou devido processo legal” caso atendesse à intimação, por isso optou por não comparecer ao local indicado.

Edmundo González enfrenta acusações que incluem desobediência às leis, falsificação de documentos públicos, conspiração, usurpação de funções e sabotagem. Se condenado, o candidato opositor poderá enfrentar até 30 anos de prisão. Um porta-voz de González afirmou à agência Reuters que ele não foi oficialmente notificado sobre o mandado de prisão.

Fonte: Portal IG

Veja também

Hands of men desperate to catch the iron prison,prisoner concept,thailand people,Hope to be free.

Homem procurado por crime cometido há 19 anos é preso por suspeita de homicídio em Domingos Martins

henrique produtor de café

Com apoio do crédito rural, cafeicultor moderniza a propriedade e amplia a produção

igreja Nossa Senhora Auxiliadora

Festa dos Pais em Soído de Baixo terá missa, boi no rolete e ação solidária

WhatsApp Image 2026-07-31 at 16.17.500

Motociclista morre em acidente entre caminhões na BR 262 em Domingos Martins

posto de gasolina - magnific

Nova mistura de gasolina com 32% de etanol passa a valer a partir de 1º de agosto

Edição 2025 da Mec Show, realizada no Pavilhão de Carapina, na Serra

FINDES apresenta ecossistema de inteligência artificial e reforça protagonismo na Mec Show 2026

bandeira - brasil- EUA- MAGNIFC

Brasil aciona OMC e contesta tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros

dia-da-penitencia-768x432-JULIO-HUBER

Tempo muda no Espírito Santo com chegada de frente fria e previsão de pancadas de chuva