Reforço contra Meningite em bebês aos 12 meses de idade passa a ser feita com ACWY

Publicado em 29/06/2025 às 06:20

Compartilhe

bebezinho-na-clinica-de-saude-para-vacinacao

Foto: Freepik

A partir do dia 1º de julho, bebês com 12 meses de idade que já completaram o esquema primário de vacinação contra a meningite C passam a receber a vacina meningocócica ACWY como dose de reforço em substituição à vacina meningocócica C. A atualização foi feita pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e publicada nessa quinta-feira (26), por meio da Nota Técnica Nº77/2025.

Segundo explicou a referência técnica do Programa Estadual de Imunizações (PEI), da Secretaria da Saúde (Sesa), Danielle Grillo, a mudança traz maior proteção às crianças, que passam a receber a imunização de outros três sorogrupos da bactéria (A, W e Y). “É uma atualização que visa ampliar a proteção das crianças e a redução de casos da doença, uma vez que poderá prevenir casos de meningite bacteriana e infecção generalizada no sangue, a meningococcemia”, disse.

Anteriormente, o esquema da vacina contra a meningite meningococócica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em crianças era feito somente com a vacina Meningocócica C. A atualização não modifica o esquema primário, que é feito com a primeira dose aos 3 meses de idade e a segunda dose aos 5 meses de idade com a Meningocócica C, mas apenas a dose de reforço, feita aos 12 meses de idade, que passa a ser feita com a vacina meningocócica ACWY. Crianças que perderam a oportunidade de receber o reforço aos 12 meses, podem recebê-lo até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A referência técnica do PEI, Danielle Grillo, ressaltou que, aquelas crianças que já finalizaram o esquema primário e a dose de reforço com a Meningocócica C não precisam receber o reforço novamente com a atualização, uma vez que para estes casos se considera o esquema finalizado. Entretanto, ela destacou que os adolescentes entre 11 e 14 anos devem receber novamente mais uma dose da vacina, conforme Calendário Nacional do Adolescente. Nesta faixa etária é ofertada a vacina ACWY. O SUS também oferece vacinas contra outros agentes infecciosos que podem causar meningite bacteriana, o pneumococo, o Haemophilus influenzae tipo B e o Mycobacterium tuberculosis.

A profissional pontuou ainda que o PEI está finalizando a Nota Técnica estadual para orientações sobre a estratégia a ser adotada no Estado, conforme definição nacional, para serem enviadas aos municípios e regionais de saúde a respeito da mudança que será implementada em julho. Na próxima segunda-feira (30), serão distribuídas 5.100 doses da ACWY para o atendimento do reforço das crianças aos 12 meses de idade, que é a cota mensal baseada na população dos municípios capixabas, e que se somam aos estoques municipais.

Esquema vacinal contra a meningite a partir de 1º julho

3 meses de idade: D1 (Meningocócica C)

5 meses de idade: D2 (Meningocócica C)

12 meses de idade: Reforço (meningocócica ACWY)

11 a 14 anos de idade: meningocócica ACWY 

Crianças que perderam a oportunidade de receber o reforço aos 12 meses, podem recebê-lo até completar 4 anos, 11 meses e 29 dias. Crianças que receberam o esquema primário e o reforço com a vacina Meningocócica C não precisam receber a dose de reforço com a vacina meningocócica ACWY.

Dados de meningite no Espírito Santo

Neste ano, o Espírito Santo totalizou, até a semana epidemiológica SE 25 (até 21 de junho) 491 casos suspeitos, 117 confirmados e 24 óbitos por meningite, entre viral, bacteriana e fúngica. Em 2024, durante todo o ano, foram 719 suspeitos, 228 confirmados e 43 óbitos.

Até esta sexta-feira (27), segundo dados do sistema Vacina e Confia, a cobertura vacinal de meningite C é de 84,64%, com meta preconizada de 95%, para crianças menores de um ano. Em relação à vacina ACWY destinada à adolescentes de 11 a 14 anos, a cobertura é de 79,20%, com dados referentes de janeiro a maio. Para adolescentes a meta é de 80%. Os dados de 2025 são preliminares. Em 2024, o Espírito Santo alcançou a cobertura de 93,63% contra a meningite C em crianças. Em relação à cobertura da ACWY, foi de 83,61%.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos