Rede de fibra óptica do Governo Estado chega a 33 municípios

Publicado em 26/08/2023 às 06:00

Compartilhe

Rede-de-fibra-optica-do-Governo-Estado-chega-a-33-municipios

Foto: Freepik

Trinta e três municípios capixabas já contam com os serviços da rede de fibra óptica do Governo do Estado. Esse número é resultado do Projeto ES Digital que proporcionou a chegada de uma estrutura de alta velocidade a 27 cidades do interior.

Além disso, escolas, delegacias, hospitais e outras repartições do Poder Executivo Estadual estão conectadas com o Data Center do Estado, central de dados governamentais, que fica na sede do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em Vitória.

Considerando os órgãos já atendidos na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), a rede de fibra óptica do Governo conta com 644 pontos. Nos últimos dois anos, houve um avanço de 229 pontos, em virtude do Projeto ES Digital, que prevê a implantação de pontos da rede de fibra óptica nos órgãos estaduais de 72 municípios, divididos em dois anéis (Norte e Sul).

Por meio de uma estrutura de alta velocidade, as repartições do Poder Executivo podem copiar rapidamente grandes volumes de dados, como backups, vídeos, fotos; acessar em tempo real as imagens de câmeras de videomonitoramento; e utilizar a telefonia VOIP e videoconferências, viabilizando a redução de custos.

Outros aspectos positivos da rede de fibra óptica governamental são criar condições para aperfeiçoar a arrecadação fiscal e facilitar o acompanhamento dos processos administrativos e judiciais

Competitividade

O Espírito Santo alcançou o segundo lugar no pilar “Infraestrutura” no Ranking de Competitividade dos Estados, organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Um dos fatores que influenciou nesse desempenho foi o avanço em dez posições no indicador “Backhaul de Fibra Óptica” em relação a 2022, quando o Estado ocupava a 15ª colocação.

Na avaliação do presidente do Prodest, Marcelo Cornélio, o investimento feito pelo Governo do Estado, por meio do Projeto ES Digital em redes de fibra óptica, colaborou para a evolução capixaba no Ranking de Competitividade do CLP.  “Esse desempenho mostra o esforço do Governo do Estado em melhorar a infraestrutura tecnológica da Administração Pública. E isso é imprescindível para oferecer serviços cada vez melhores aos cidadãos”, pontuou Cornélio.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Prodest

Veja também

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas