Rede de esgotos continua derramando dejetos no leito do Braço Sul do Rio Jucu em Marechal Floriano
Publicado em 18/04/2020 às 12:49
O manancial que deveria estar com as águas cristalinas permanece recebendo dejetos humanos através de uma rede de esgotos defeituosa que derrama diretamente ao leito do Braço Sul do Rio Jucu. A rede está caída desde o início do mês de março no leito do riacho que abastece a Grande Vitória.
Servidores de uma empreiteira afirmam que o reparo tem de ser realizado pela empresa que constrói o sistema de tratamento de esgotos em Marechal Floriano. “Vamos participar esse problema aos técnicos responsáveis pela instalação desse sistema de coleta de esgotos em Marechal Floriano”.
Devido a demora no reparo, ocorre uma revolta dos moradores que iniciam o pagamento do tratamento de esgoto. A tubulação defeituosa foi construída com o objetivo de transportar os restos para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) que foi inaugurada recentemente.
“Com o rompimento da rede de esgotos toda a sujeira cai no leito do rio que fornece água para tratamento da Grande Vitória” A afirmação é do morador José da Silva, ressaltando que o problema revolta os moradores de Marechal Floriano que passam caminhando às margens da BR-262. “Está lá para todo mundo assistir essa vergonha”, disse.
Para o motorista Argentino Knidel, o defeito que determinou a queda da tubulação em dois locais no rio já poderia ter passado por uma reformulação na mesma época do rompimento. “As pessoas que caminham pela margem no trevo de Marechal Floriano ficam indignadas em assistir essa situação que parece brincadeira, já que todos os moradores estão favoráveis ao esgoto na ETE e não no rio como antigamente, e agora retornando”.
O morador Jamir Oliveira, que caminha diariamente no calçadão onde avista os tubos pendidos em direção ao leito do Braço Sul do Rio Jucu informa que moradores e visitantes vêem a situação diariamente e consideram-na inaceitável. “Os primeiros que deveriam ver seriam os responsáveis pela empresa e acelerarem para o mesmo dia a reparação dos tubos, mas nada disso ocorre”.