Rede de apoio em Marechal Floriano registra atendimento a 70 mulheres em situação de vulnerabilidade em 2024

Publicado em 12/01/2025 às 13:57

Compartilhe

ciam

Texto: Bruno Caetano / Foto: Cícero Modolo

Em 2024, Marechal Floriano deu um importante passo no enfrentamento à violência de gênero com a criação do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), criado pela Câmara Municipal. Inaugurado em janeiro do último ano, o CIAM se consolidou como um espaço estratégico de acolhimento, orientação e fortalecimento para mulheres em situação de vulnerabilidade crianças e adolescentes.

Desde abril, o centro já realizou 534 atendimentos, oferecendo suporte multidisciplinar que integra assistência psicológica, jurídica e educativa. Desses atendimentos, 70 foram direcionados diretamente a mulheres, muitas delas encaminhadas por setores como saúde e educação.

Para a diretora do CIAM, Giordana Bravin, esse aumento na procura reflete o avanço na conscientização sobre os direitos das mulheres e a importância de seu protagonismo. “O crescimento na busca pelos atendimentos não se deve apenas a casos de violência, mas ao entendimento de que o CIAM é um espaço seguro e acolhedor, onde as mulheres podem encontrar orientação e apoio para construir novos caminhos”, destacou Giordana.

Entre as ações realizadas no órgão, destacam-se palestras que abordam temas como assédio moral, assédio sexual e a aplicação da Lei Maria da Penha. Essas iniciativas alcançaram funcionários da Câmara Municipal e mais de 200 alunos de escolas locais.

Além disso, o CIAM promoveu ações coletivas em parceria com o Núcleo Margaridas, vinculado à Secretaria Estadual das Mulheres (SESM). Essa colaboração segundo Giordana, ampliou o alcance das iniciativas de fortalecimento da cidadania feminina no Espírito Santo.

“O CIAM tem conseguido mudar vidas e dar às mulheres a oportunidade de serem ouvidas. Contudo, ainda há muito trabalho a ser feito. Em 2025, queremos expandir nossas ações, especialmente porque muitas mulheres enfrentam jornadas extenuantes, conciliando responsabilidades domésticas, cuidado com os filhos e parceiros, além da pouca valorização no mercado de trabalho”, reforçou Giordana Bravin. A rede de apoio do CIAM está localizada na Rua Emílio Hulle, nº 44, no Centro de Marechal Floriano, em frente à Câmara Municipal. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. As mulheres interessadas podem entrar em contato pelo telefone: (27) 99889-1721 ou pelo email: [email protected].

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral