Quase metade dos casos notificados de dengue no Estado são das últimas semanas

Publicado em 28/04/2022 às 13:51

Compartilhe

Mosquito macro photography

Foto: Freepik

As altas temperaturas registradas em todo o Estado nos meses de março e abril trouxeram consequências diretas às notificações de casos da dengue no Espírito Santo. Só nas últimas quatro semanas epidemiológicas de 2022 (SE 13, 14, 15 e 16), correspondentes ao período de 27 de março a 23 de abril, a Secretaria da Saúde (Sesa) registrou 45,3% de todas as notificações do ano: 2.348 casos do total de 5.173 desde janeiro.

Segundo o chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere Júnior, a questão climática é um dos fatores que proporciona o aumento de novos casos, não somente da dengue, mas das demais arboviroses, como Zika e Chikungunya.

“A dengue é considerada uma doença endêmica, temos durante todo o ano, mas sabemos que a questão climática auxilia no ciclo de reprodução do mosquito. Os dias mais quentes, principalmente sucedidos de chuvas, formam o cenário ideal para o Aedes aegypti, uma vez que o calor acelera o ciclo do mosquito”, explicou Laperriere.

E o calor do mês de abril, mesmo no outono, já marcou um dos maiores aumentos de casos notificados, quando comparado aos últimos três anos.

“São dados que monitoramos diariamente e, apesar do aumento nessas semanas, temos tido uma redução nos casos notificados quando comparado especialmente a 2019, ano que registramos mais de 70 mil casos. É uma redução de 79% entre as semanas epidemiológicas e para que isso continue, precisamos garantir todo cuidado no combate ao mosquito”, reforçou o profissional.

A eliminação do Aedes aegypti, segundo Roberto Laperriere, é um fator de influência direta nos novos casos. Por isso, mesmo com a possibilidade de manutenção do calor para os próximos dias, o trabalho contínuo no combate dos criadouros das arboviroses deve ser intensificado.

“Quanto mais trabalhamos conjuntamente em prol da eliminação dos criadouros, mais resultados positivos teremos. Independentemente do fator clima, podemos fazer a nossa parte para reduzir o número de casos no Estado. Como Secretaria da Saúde, temos intensificado nossas visitas em especial aos municípios com tendência de alta no número de casos, para acompanhar, monitorar e também capacitar os profissionais”, frisou.

Veja aqui o 16º boletim da dengue.

Veja aqui o 16º boletim de zika.

Veja aqui o 16º boletim chikungunya.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro