Quase duas mil embalagens de agrotóxicos são recolhidas em Santa Maria de Jetibá

Publicado em 24/10/2018 às 16:48

Compartilhe

Técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Maria de Jetibá recolheram, aproximadamente, 1.800 embalagens vazias de agrotóxicos de propriedades rurais de Santa Maria de Jetibá e região. A operação “Campo Limpo” foi realizada nessa terça-feira (23), na localidade de Alto Recreio, e contou com o apoio da Escola Estadual São Luis e da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi).

O gerente do Idaf em Santa Maria de Jetibá, Elton Vasconcelos, explicou que durante as palestras sobre agrotóxicos do programa ”Idaf na Escola”, muitos alunos alertavam que os pais não faziam a devolução. “Diante dessa situação, resolvemos buscar apoio das entidades locais para colaborar nesse processo”, disse.

Cabe destacar que a obrigatoriedade de devolução é do usuário. A embalagem deve ser devolvida, após a utilização do produto, no estabelecimento comercial em que foi adquirida. As lojas que comercializam esses produtos são cadastradas junto ao Idaf e têm por obrigação receber as embalagens e entregar o comprovante de devolução ao usuário, que deverá guardá-lo por um ano para fins de fiscalização.

Quando deixadas no campo após o uso, as embalagens vazias podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, uma vez que os resíduos de agrotóxicos podem contaminar os solos e os recursos hídricos, assim como provocar intoxicações nos seres humanos e animais. Pela legislação, o prazo para devolução é de um ano após a compra, mas a orientação é que as embalagens sejam devolvidas assim que o produto for completamente utilizado.

Recolhimento de embalagens no ES

Quase duas mil embalagens de agrotóxicos são recolhidas em Santa Maria de Jetibá 2No Espírito Santo, até o momento, foram destinadas 335 toneladas de embalagens de agrotóxicos, segundo dados da Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuário do Espírito Santo (Assoagres). A expectativa da instituição é que, até o final de 2018, sejam devolvidas em torno de 400 toneladas.

A fiscalização no Estado, quanto à devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas, é de responsabilidade do Idaf. Cabe ao órgão verificar junto às propriedades rurais, dentre outras questões, os agrotóxicos utilizados e sua condição de armazenamento e a correta destinação final das embalagens vazias.

No Espírito Santo existe uma central de recebimento, em Linhares, e sete postos de recebimento nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Conceição do Castelo, Itarana, Jaguaré, Pinheiros e Venda Nova do Imigrante.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro