Quase 750 produtores já concluíram o recadastramento gratuito de animais

Publicado em 16/10/2018 às 12:45

Compartilhe

Os criadores de equídeos, bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e animais aquáticos de todo o Espírito Santo que ainda não fizeram a atualização dos seus rebanhos devem ficar atentos: o prazo para realizar o recadastramento gratuito junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) se encerra no final de novembro, de acordo com a portaria nº 003, assinada em junho de 2018.

Até o momento, 740 produtores capixabas já concluíram a atualização no saldo de animais de suas propriedades. Os municípios com o maior número de registros são Colatina, Ecoporanga e Barra de São Francisco, com 48, 41 e 37 cadastros, respectivamente.

O objetivo, de acordo com o gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiuza Rangel, é ampliar o número de animais registrados junto ao Instituto visando à proteção sanitária.

Vale ressaltar ainda que o recadastramento gratuito (ou atualização de saldo) de animais não tem nenhuma ligação com o cadastro que deve ser feito pelos produtores para utilização do Portal de Serviços, que permite o acesso ao sistema que emite a Guia de Trânsito Animal (GTA).

O cadastro

Para fazer o cadastro, o proprietário deve procurar o escritório do Idaf de seu município, apresentando os documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência) e um documento que comprove a posse da terra.

Aqueles que mantêm os animais em parques de exposição, clubes, hípicas ou locais semelhantes devem apresentar, além dos documentos pessoais, a autorização do dono da propriedade quanto à manutenção do equídeo no espaço (contrato de aluguel das baias, declaração de concessão de uso do local ou contrato de arrendamento do pasto, por exemplo). Caso seja um espaço público, será necessária uma autorização da prefeitura do município ou da instituição responsável pelo local.

Após o cadastro, é obrigatória a atualização sempre que houver nascimento ou morte dos animais. Além disso, o transporte dos animais somente pode ocorrer mediante obtenção da Guia de Trânsito Animal (GTA). Com o documento, a atualização cadastral ocorrerá automaticamente. No caso de aquisição de animais de outros Estados, quando a GTA é emitida por outro órgão de defesa, o proprietário tem até 5 dias (após a chegada do animal) para comparecer ao Idaf e atualizar o saldo.

O produtor que não estiver devidamente cadastrado após o prazo estará sujeito a multas e outras penalidades definidas pelo Idaf.

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas