Quase 3 toneladas de embalagens de agrotóxicos recolhidas na Campanha Campo Limpo, em Marechal Floriano

Publicado em 27/02/2018 às 11:24

Compartilhe

Cerca de 70 produtores rurais de Marechal Floriano aderiram à Campanha Campo Limpo, realizada na semana passada. Foram entregues na Secretaria Municipal de Agricultura cerca de três toneladas de embalagens de agrotóxicos vazias – o equivalente a um caminhão-baú – que serão descartadas de maneira correta.

O local de entrega foi o Centro de Agronegócios – Secretaria Municipal de Agricultura. A Campanha Campo Limpo é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Secretaria de Agricultura de Marechal Floriano (Semag) e o Sindicato Rural de Domingos Martins e de Marechal Floriano (SR).

Quase 3 toneladas de embalagens de agrotoxicos recolhidas na Campanha Campo Limpo em Marechal Floriano 2O produtor Plínio Marcos Uhl, de Santa Maria de Marechal, cultiva café e banana. Ele entregou 32 embalagens vazias. “Tenho todos os cuidados quando preciso usar os produtos, principalmente para utilizar a quantidade indicada e não intoxicar a lavoura, evitando, também, o desperdício.” O produtor ressaltou, ainda, que usa todos os equipamentos de proteção individual no momento da aplicação.

O engenheiro agrônomo, César Abel Kröhling, recomenda aos produtores que procurem fazer o uso de produtos de classe toxicológica mais baixa. “Orientamos que o produtor dê preferência aos produtos de menor nível tóxico para o ser humano e para o meio ambiente.”

Além disso, é recomendado que o produtor faça o curso voltado para trabalhadores na aplicação de agrotóxicos. Outra orientação é que, no caso de culturas com alto grau de infestação de pragas e infecção por doenças, o produtor faça uso de rotação de produtos para não criar resistência para pragas e doenças.

Quase 3 toneladas de embalagens de agrotoxicos recolhidas na Campanha Campo Limpo em Marechal FlorianoÉ preciso que o produtor tenha o cuidado de nunca queimar nenhum tipo de embalagem. A fumaça produzida pela queima da embalagem é altamente contaminante para o solo e para o ser humano.

O secretário de Agricultura de Marechal Floriano, Sérgio Stein, destacou que é importante retirar das propriedades os galões e embalagens com restos de produtos. “É de suma importância também retirar os produtos com data de validade vencida”, lembrou o secretário.

Veja também

doador de sangue

Junho Vermelho: mês dedicado ao Doador Voluntário de Sangue reforça importância da solidariedade que salva vidas

oculos pelo sus

Região Central de Saúde realiza 4ª ação para medição e entrega gratuita de óculos a usuários do SUS

tecnologia verde

Tecnologia verde promete reduzir calor em instalações rurais e aumentar produtividade no campo

marcelo santos

Marcelo Santos reúne mais de mil pessoas em prestação de contas

Degustação cafés

Maior evento de Indicações Geográficas do Brasil, Connection tem crescimento de 92,5% em participações

padre patrick fernandes

Padre Patrick Fernandes estará em Afonso Cláudio nesta terça-feira

Procon nas Escolas

Mais de 800 alunos da Rede Pública Estadual de Ensino já foram contemplados pelo projeto Procon nas Escolas

CAR

Espírito Santo é destaque em estudo com radiografia do Cadastro Ambiental Rural