Quase 100 voluntários preparam milhares de marmitas em Pedra Azul para atingidos pelas chuvas

Publicado em 28/03/2024 às 22:42

Compartilhe

Ação Afemor capa ok

Texto: Julio Huber / Fotos e vídeo: Divulgação

Um ato de amor ao próximo. Esse sentimento uniu quase 100 voluntários da região de Pedra Azul, em Domingos Martins, que desde a última segunda-feira (25) estão acordando de madrugada para dar conta de preparar mais de 1,7 mil marmitas diariamente. O destino é a região Sul do Espírito Santo, onde milhares de pessoas foram duramente atingidas pelas fortes chuvas da última semana.

Em Mimoso do Sul, 18 pessoas perderam a vida. Em Apiacá, outras duas pessoas morreram. Ao todo, 13 municípios da região foram afetados pelas fortes enxurradas e estão com decreto de situação de emergência. São eles: Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

A presidente da Associação Festa do Morango (Afemor), Lair Cebin, informou que os alimentos estão sendo preparados por um grupo entre 70 e 100 voluntários diários. “O trabalho começa às 2h30 da madrugada. Quando o dia amanhece, as marmitas estão prontas para serem levadas para as famílias de Mimoso do Sul e também a Apiacá”, contou ela. No vídeo abaixo é possível ver como é feita a produção das marmitas.

Arroz, feijão tropeiro, macarrão e carne são alguns dos ingredientes que recheiam as marmitas, que alimentam voluntários e moradores das cidades afetadas pelas enchentes. Devido a obras no Centro de Eventos Morangão, onde é realizado anualmente a Festa do Morango, os alimentos estão sendo preparados na igreja Católica local.

“Os voluntários estão preparando tudo na cozinha da igreja Católica, mas pessoas de diversas religiões estão colaborando com essa ação. Começamos a preparar as marmitas na última segunda-feira. Todos os dias mandamos cerca de 1,7 mil marmitas. Hoje (ontem) enviamos 2,3 mil marmitas. Até domingo queremos enviar 15 mil marmitas, por isso temos que aumentar as doações”, contou Lair.

Os alimentos e os materiais descartáveis estão sendo doados por moradores e empresários locais. “Também estamos enviando outras doações, como colchões, roupas de cama e outros produtos. O trabalho é o dia inteiro para dar conta”, informou Lair. No vídeo abaixo, os volutários comemoram ao atingir o número de duas mil marmitas produzidas no dia. Assista!

Ela disse que quem quiser fazer doações de alimentos ou outros produtos para ajudar as famílias atingidas no Sul do Estado, pode procurar o grupo de voluntários na igreja Católica de Pedra Azul. “Estamos precisando principalmente de carnes de todos os tipos. Quem quiser também pode doar outros itens, como toalhas, travesseiros, lençóis e outros produtos de higiene pessoal. Ontem saíram três caminhões com donativos”, relatou Lair.

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos