Putin concorda com cessar-fogo na Ucrânia, mas impõe condições

Publicado em 13/03/2025 às 15:38

Compartilhe

154495

Foto: Freepik

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (13) que concorda com a proposta de um cessar-fogo de 30 dias na Ucrânia, sugerido pelos Estados Unidos, mas que os detalhes precisam ser definidos.

Durante uma entrevista coletiva no Kremlin, após conversas com o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, Putin destacou que o cessar-fogo deve ser um passo para uma paz duradoura. “Concordamos com as propostas para cessar as hostilidades. Mas partimos do princípio de que essa cessação deve ser tal que leve a uma paz de longo prazo e elimine as causas originais desta crise”, afirmou.

Putin também levantou questões sobre a viabilidade de um cessar-fogo, como a quem caberia garantir que ele seria cumprido, dado que a fronteira entre a Rússia e a Ucrânia tem mais de 2 mil quilômetros de extensão. Ele ainda sugeriu que a Ucrânia poderia usar os 30 dias de paz para reorganizar suas tropas e treinar novas unidades. “Como os problemas de verificação serão resolvidos? E como teremos a garantia de que nada assim ocorrerá? A ideia em si é correta e certamente apoiamos, mas há perguntas que precisamos discutir e pensar”, concluiu.

Putin também agradeceu a Donald Trump pelos esforços para acabar com a guerra, afirmando: “A ideia é correta, e certamente a apoiamos. Mas há questões que precisamos discutir. Acho que devemos conversar com nossos colegas americanos também.” Ele indicou que poderia ligar para Trump para discutir o assunto, reafirmando o apoio à ideia de resolver o conflito de forma pacífica.

Na Casa Branca, na quarta-feira (12), Trump afirmou esperar que o Kremlin aceitasse a proposta dos EUA.

O Conflito

Em 2022, a Rússia enviou dezenas de milhares de tropas para a Ucrânia, o que desencadeou o maior confronto entre Moscou e o Ocidente desde a Guerra Fria. Já são três anos de conflito. Desde meados de 2024, as forças russas avançam e controlam quase um quinto do território ucraniano.

Ainda na quarta-feira (13), Putin usou um uniforme de camuflagem verde para visitar um posto de comando na região de Kursk, no oeste da Rússia, onde as forças russas devem forçar a perda da posição ucraniana após uma grande ofensiva. Durante a coletiva desta quinta-feira, Putin afirmou que os ucranianos em Kursk têm duas opções: “morrer ou serem capturados”.

Entre as principais razões apontadas pela Rússia para o conflito estão a expansão da OTAN para o leste europeu, a possibilidade de a Ucrânia aderir à aliança militar e a contestação do direito da Ucrânia à soberania independente da Rússia.

Veja também

WhatsApp Image 2025-07-03 at 18.06.10

Espírito Santo lança plano estratégico “ES 500 Anos” para guiar o desenvolvimento até 2035

corpo_48959_FeiradosMunicipios03072025EllenCampanharo16 (1)

Começa a Feira dos Municípios 2025 com expectativa de mais de 80 mil visitantes

WhatsApp Image 2025-07-03 at 17.40.38

Setur realiza primeira edição do Fórum dos Secretários Municipais de Turismo durante a Feira dos Municípios

capa

TecnoAgro 2025 reúne inovação, tecnologia e sustentabilidade

trevo-marechal

Moradores de Marechal Floriano podem sugerir melhorias para os próximos anos durante audiências

capa

Hospital Padre Máximo recebe maior certificação de organização nacional

Festival Tudo Tem, em Ponto Alto

Domingos Martins recebe a 1ª edição do Festival Tudo Tem, em Ponto Alto

Design sem nome (4)

Cultivo mais prático e eficiente: Incaper recomenda ‘paper pot’ para mudas de conilon