Protesto: Pais fecham superintendência e SEDU marca reabertura do Ensino Médio em Afonso Cláudio

Publicado em 27/02/2018 às 18:30

Compartilhe

A luta travada pelos pais contra a SEDU, que havia fechado o primeiro ano do ensino médio de três escolas do município de Afonso Cláudio, valeu à pena. A decisão final saiu após vários moradores da zona rural e apoiadores do movimento ocuparem a sala e fecharem com cadeados o portão da Superintendência Regional de Afonso Cláudio, na tarde desta segunda-feira (26). Os funcionários ficaram trancados dentro de suas salas com os manifestantes.

Protesto Pais fecham superintendencia e SEDU marca reabertura do Ensino Medio em Afonso Claudio 2Ao longo do mês de janeiro e fevereiro, ocorreram várias manifestações no município e na porta da SEDU em Vitória. Uma reunião com o subsecretário no início de fevereiro animou os manifestantes. Na ocasião, o subsecretário, representando Aroldo Costa, Secretário Estadual de Educação, sinalizou positivamente para a reabertura, desde que as inscrições dos futuros alunos fossem apresentadas com os devidos registros.

Pais de alunos das escolas de Pontões, Fazenda Guandu e Piracema se apressaram para concluir o que fora exigido. O processo foi realizado, mas, em uma reunião marcada com a superintendência, mais uma frustração: a representante não compareceu e ninguém aparecia para dar uma resposta sobre positiva ou não. O movimento relatou que depois de insistentes tentativas, eles decidiram iniciar a ocupação do prédio.

Segundo Andreia Dias da Silva Chirist, do Distrito de Piracema, por volta de 16 horas cerca de 15 pais ocuparam as salas da superintendência e trancaram o portão com correntes, e só deixaram o local às 21 horas após a palavra final da superintendente Lucirlene Ornela da Silva Veltem. Após contato com o secretário Aroldo Rocha, ficou decidido sobre a reabertura das turmas. A PM foi chamada para o local e se manteve do lado de fora do prédio.

Segundo um dos pais, que prefere não se identificar, a superintendência informou que as matrículas estarão abertas a partir de amanhã (27) e eles têm até o dia 02 de março para a reativação do primeiro ano do ensino médio das Escolas de Pontões, Fazenda Guandu e Piracema. Durante o manifesto, um funcionário disse à nossa reportagem que não tinha autorização para falar em nome do Secretário, mas afirmou que o processo estava sendo adiantado para uma decisão, quando os manifestantes chegaram de surpresa.

 

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral