Projetos inovadores de estudantes são premiados em feira de ciências em Domingos Martins

Publicado em 12/08/2023 às 19:44

Compartilhe

Projetos-inovadores-de-estudantes-sao-premiados-em-feira-de-ciencias-em-Domingos-Martins

Texto: Julio Huber e Kássio Barreiros Paiva

Centenas de estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Gisela Salloker Fayet, de Paraju, em Domingos Martins, participaram da Feira de Ciências 2023, que foi realizada na quadra da escola, e cuja programação começou na última quinta-feira (10) e terminou ontem (11).

As turmas do ensino fundamental abordaram os seguintes temas: Estações do ano (1º ano); O ciclo de vida dos seres vivos (2º ano); Consumo consciente da água (3º ano); Problemas e soluções ambientais (4º ano) e Jogos, diversão e sustentabilidade (5º ano).

De acordo com a professora Jaqueline Kuhn Schaeffer, uma das organizadoras da Feira, o tema escolhido esse ano, para os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, até a 3ª série do Ensino Médio, foi: “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”.

Segundo ela, os alunos deveriam desenvolver projetos de sustentabilidade, apresentando problemas e soluções para a região onde moram. Eles concorreram ao “Prêmio Ciência e Cidadania”. Os três projetos vencedores foram escolhidos pela votação dos visitantes.

O primeiro lugar ficou para a turma do 1º ano do Ensino Médio. Os alunos criaram um projeto de gerador de hidrogênio verde e tiveram como orientadores os professores Daniel da Silva Erlacher, Mário César Ewald e Edinalva Naitzel.

Com um projeto de como evitar o desperdício de água, separando a água do óleo, a turma do 9º ano do Ensino Fundamental foi a segunda colocada. Eles tiveram como orientadores os professores Luzinete Aparecida Christ das Chagas e Átila Caldeira Domingues.

O terceiro lugar ficou para a turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes apresentaram um projeto de como proteger as abelhas do frio, tendo em vista que moram numa região fria, e que os apicultores enfrentam esse problema a cada inverno. Os professores orientadores foram Jaqueline Kuhn Schaeffer, Gabriel Bruno Souza Viana e Mônica Bermond.

“As demais turmas tiveram excelentes trabalhos. A feira foi um sucesso e envolveu todas as turmas, desde o fundamental 1 até o 3º ano do Ensino Médio. Parte da feira ocorreu na escola, e a exposição foi na quadra de esportes. Muitos pais e moradores participaram da feira, que estamos preparando desde o início do trimestre. Todos estavam muito engajados”, afirmou a professora.

Veja também

cultura-18-04-ft-div-gov-es

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos conectando público com gastronomia, música e cultura

geral-18-04-ft-negocio-rural

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

brasil-18-04-ft-flipar

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

geral-18-04-freepik-dinheiro

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

turismo-18-04-ft-div-setur

Rota dos Sabores mostra a diversidade gastronômica do Espírito Santo

arte-e-cronica

Crônica: Quais suas prioridades?

policia-17-04-ft-policia-amb

Polícia Ambiental flagra atividades de terraplanagem sem licença ambiental na Região Serrana

brasil-17-04-ft-div-portal-ig

Ministério Publico apura se o PCC está infiltrado na saúde pública de São Paulo