Projeto na saúde de Marechal Floriano é um dos quatro exemplos capixabas apresentados em Brasília

Publicado em 17/12/2023 às 16:23

Compartilhe

pmmf-17-12-capa

Agentes comunitários e de combate às endemias de Marechal Floriano foram diplomados na 1ª Mostra Saúde com Agente, realizada em Brasília (DF), onde também o município foi destaque com um projeto desenvolvido pela Prefeitura. O Ministério da Saúde (MS) conduziu a cerimônia que celebrou projetos de agentes de saúde que foram selecionados com base em experiências de identificação de problemas de saúde nos territórios.

Apenas quatro trabalhos foram escolhidos no Espírito Santo, de iniciativa dos municípios de Marechal Floriano, Castelo, Ibatiba e Marataízes. A 1ª Mostra Saúde com Agente, realizada nos últimos dias 12 e 13 de dezembro, destacou a experiência do trabalho integrado entre agentes de saúde, agentes de endemias, vigilância em saúde e atenção primária à saúde nos municípios. O objetivo é dar visibilidade e reconhecimento aos projetos que fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os trabalhos selecionados e que concorreram ao prêmio estão: “Educação em Saúde: Estratégia Dinâmica Efetivada pela Integração APS e VS contra o Aedes aegypti”, das agentes Vanuza Trarbach dos Santos e Sonia Maria Soares, de Marechal Floriano; e “Situação Endêmica de Carrapato na Área de Lazer do Bairro Vila Nova”, das agentes Mônica Souza Freitas de Oliveira e Elcio Paneto, de Castelo.

A presença no evento foi marcada pela participação da secretária de Saúde de Marechal Floriano, Maria Arlete Novaes. Ela expressou que o evento é de grande importância, ao destacar um compromisso significativo com a saúde especialmente da cidade de Marechal Floriano, envolvendo tanto a comunidade quanto os agentes de saúde.

“Os agentes de saúde são de extrema importância para nosso município. Esse reconhecimento é muito válido para verem as experiências bem-sucedidas em nosso município e como contribuem para a integração da atenção básica e vigilância em saúde’’, afirmou Maria Arlete.

O Saúde com Agente firmou-se como o principal programa de formação técnica em saúde em formato híbrido, disponibilizando 200 mil vagas em mais de 5.300 municípios e conquistando a aprovação de 88% dos estudantes. Para o ano de 2024, está planejada a abertura de mais 180 mil vagas, abrangendo mais municípios e aprimorando os cursos, com a participação das Escolas de Saúde do SUS.

Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação

Veja também

AdobeStock_292601262

Espírito Santo monitora cenário de aumento de casos das Síndromes Gripais

Santa-Esfiha-1024x684

Festival de jazz reunirá delícias da gastronomia local em Santa Teresa

WhatsApp Image 2025-05-28 at 15.40.11

Governo do Estado assina contratos de repasse do Funsaf para fortalecer a agricultura familiar capixaba

81435ee3-9b0c-465a-b582-f8e3d57d656b

Saúde lança campanha contra fumo e reforça proibição de cigarros eletrônicos

WhatsApp-Image-2025-05-28-at-09.59.24

Governo do Estado anuncia ampliação da oferta de cirurgias de quadril

Connection-Rafael-Cavalli-4-1024x683

Produtos com indicação geográfica serão destaque em Gramado a partir desta quarta-feira

bovinos_alimentacao

TecLeite chega à 7ª edição com foco em sustentabilidade e sucessão familiar na pecuária leiteira

3168

Suspensão de vistos e análise de redes sociais geram críticas a governo dos EUA