Projeto musical e social atende mais de 100 estudantes em Afonso Cláudio 

Publicado em 15/08/2023 às 09:44

Compartilhe

projeto-musica

Kássio Barreiros Paiva/ Fotos: Divulgação

A corrente do bem é a palavra que define as ações do Instituto Cultural das Montanhas, instituto sociocultural sem fins lucrativos, que através de programas com base na solidariedade, apoia crianças, adolescentes, adultos, idosos, pessoas com necessidades especiais, em situação de risco e vulnerabilidade social. Promovendo atividades com finalidade de relevância pública, cultural e social, o instituto tem contribuído para melhorar o mundo de muitas pessoas. Prova disso é a indicação ao “2º Prêmio da Música Capixaba”, sendo finalista na categoria Impacto Social Através da Música. 

Na próxima quinta-feira (17), o Instituto Cultural das Montanhas fará o lançamento do Projeto de Educação Musical, no município de Afonso Cláudio, para cerca de 120 estudantes. O lançamento será a partir de 15h, na Escola Municipal Agrícola, localizada no Parque de Exposição Dr. João Eutropio, no Empoçado, zona rural de Afonso Cláudio. A coordenação é do professor, músico e maestro Marcelo Dutra Coutinho.

Foto: Allex Cordeiro

O objetivo do projeto é a realização de aulas gratuitas de capacitação para os estudantes, através de oficinas práticas de violão, teclado, percussão, bateria, instrumentos de sopro, canto e coral, acompanhado de aulas teóricas. Também estão previstas masterclasses – aulas oferecidas por um mestre em determinados assuntos -, com os maestros Célio Paula e Eduardo Lucas.

Além das aulas gratuitas, outros benefícios são oferecidos pelo projeto, como a concessão de bolsa-auxílio a 12 estudantes que tiverem frequência igual ou superior a 70% das aulas, distribuição de 84 cestas básicas aos que estão inscritos no CadÚnico da Escola Municipal Agrícola, e acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, composta por psicóloga e assistente social, em parceria com a Prefeitura de Afonso Cláudio.

O projeto, que existe desde 25 de maio de 2021, por iniciativa do musicista Marcelo Dutra Coutinho, conta com os recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Espírito Santo (LICC), do governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), e do edital Circula Cultura, da Prefeitura de Afonso Cláudio, com produção e realização de Paulo Falqueto Produções e Eventos e Marcelo Dutra Coutinho. Conta ainda com os patrocínios da EDP e Bragatto Material de Construção.

Complementando o projeto de formação musical, o Instituto prevê a realização de três apresentações de grupos formados pelos alunos em espaços do município, tais como: Associação Pró-Casa do Menino, Sociedade Civil de Amparo à Velhice, e um outro local a ser definido pela Prefeitura de Afonso Cláudio.

Veja também

agro-17-06-ft-AgroUrbano-maquina-secadora-cafe

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

geral-17-06-ft-Ricardo-Medeiros-terceira-ponte

Governo do Estado inicia remoção das cabines da Terceira Ponte

saude-17-06-ft-sesa

Neurocirurgia transformadora: a jornada de dona Florentina para recuperar a fala e a mobilidade

geral-17-06-ft-Reproducao-Agencia-Brasil-termometro

Inverno começa nesta semana com temperaturas acima da média

politica-17-06-ft-Paulo-Pinto-Agencia-Brasil-pl-aborto

Após PL do aborto na Câmara, Senado discute o tema nesta segunda-feira

brasil-17-06-ft-reproducao-chuvas-RS

Ministro presta suporte após temporal em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul

producao-industrial

Produção industrial cresce 6,2% no Espírito Santo

incendio-instalacao-eletrica

Saiba como evitar incêndios em instalações elétricas