Projeto inédito de monitoramento de redes elétricas por drones da EDP

Publicado em 20/12/2018 às 10:10

Compartilhe

O primeiro voo operacional da EDP ocorreu ontem em Vila Velha: o equipamento fez a inspeção das linhas de distribuição e transmissão da empresa. Assim foi a inauguração do primeiro sistema autônomo para monitoramento e análise de redes elétricas do setor no País. O voo operacional aconteceu no aeroclube de Vila Velha.

O serviço disponibiliza drones de última geração para inspeção dos ativos de energia nas áreas de distribuição e transmissão no Estado. Regularizado pela Aneel, o projeto Sistema Autônomo-Cooperativo de Planejamento e Execução de Inspeção de Ativos de Energia –SIAD-AERO – é composto por plataforma integrada com sensores embarcados em drones com asas fixas e rotativas.

Projeto inédito de monitoramento de redes elétricas por drones da EDPA nova tecnologia será responsável por gerar e processar imagens das redes para identificar possíveis anomalias no sistema elétrico. Após as análises, as unidades móveis de apoio da EDP se encontram aptas para extrair os dados das câmeras.

Por meio de algoritmos com uso de inteligência artificial os drones poderão também diagnosticar com agilidade e precisão o melhor plano de manutenção das subestações e redes, otimizando o tempo do operador e minimizando os riscos das atividades de campo.

“A aplicação deste projeto na área de concessão da EDP reduzirá o tempo de inspeção das redes em até um quarto, o que impacta positivamente na qualidade e segurança do serviço prestado aos mais de 1,5 milhão de consumidores”, destaca João Brito Martins, diretor da EDP no Espírito Santo. A iniciativa garante mais eficiência no fornecimento de energia.

A nova tecnologia potencializará a evolução dos indicadores de qualidade estabelecidos pelos órgãos que regulam, como o DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), que correspondem ao volume de horas que os clientes ficam em média sem energia.

 Com informações: Assessoria de Comunicação – EDP

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral