Projeto incentiva o plantio de sementes pré-germinadas de palmeira juçara, em Linhares

Publicado em 20/12/2025 às 08:29

Compartilhe

12

Fotos: Divulgação/Incaper

Uma equipe da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus de Alegre, realizou o plantio de sementes pré-germinadas da palmeira juçara (Euterpe edulis) em áreas de preservação permanente (APPs) no município de Linhares. A ação integra o Projeto Biodiversidade do Rio Doce, executado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza (Funbio), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

A iniciativa tem como objetivo contribuir para o repovoamento da palmeira juçara na bacia do Rio Doce, espécie considerada ameaçada de extinção na Mata Atlântica. Antes do início das atividades, a Ufes realizou um levantamento da ocorrência da espécie na região, que identificou a presença de poucas espécies ao longo da bacia.

O plantio foi realizado em cinco propriedades rurais, localizadas nas comunidades de Bagueira e Farias. Esta última está situada na região do Córrego da Jacutinga, área que faz referência a uma ave nativa hoje encontrada em número reduzido, em função da caça predatória, do desmatamento e da perda de sua principal fonte de alimento, os frutos de palmeiras nativas, como a juçara.

Além de promover a recuperação ambiental, o projeto busca restabelecer funções e interações ecológicas, favorecendo o aumento da diversidade da fauna e da flora locais. A iniciativa também apresenta potencial de impacto positivo para as comunidades envolvidas, ao ampliar as possibilidades de uso sustentável dos frutos da juçara, que podem ser destinados à produção de polpas, cremes, sucos, pães e doces, contribuindo para a segurança alimentar e a geração de renda.

“O desejo de todos os membros participantes, pesquisadores, extensionista e agricultores, é de que a floresta retome ao seu equilíbrio, fazendo com que a propagação da Juçara contribua com a propagação tanto da flora quanto da fauna aqui presente, além de promover um desenvolvimento rural também focado nos recursos da floresta, a partir dos frutos desta espécie”, salienta a extensionista do Incaper em Linhares, Flávia Barreto Pinto.

Fonte: Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper

Veja também

file_00000000ab8c720e8274897aabb301b9 (1)

Além da horta, olericultura capixaba se destaca pela diversidade e especialização produtiva

IMG_9933

Operação Verão 2025/26 mobiliza 1.200 agentes de segurança por dia

12

Projeto incentiva o plantio de sementes pré-germinadas de palmeira juçara, em Linhares

WhatsApp Image 2025-12-19 at 16.03.45

O Governo do Estado lança os Editais da Cultura 2025 com investimento recorde superior a R$ 34 milhões

PIB- FREEPIK

IJSN divulga dados do PIB dos municípios capixabas referentes a 2022 e 2023

WhatsApp Image 2025-12-18 at 15.22.19

PCES conclui investigação sobre fraude virtual envolvendo pedidos de doação em Venda Nova do Imigrante  

20251218_205732

Governo do Estado entrega Prêmio Melhores do Esporte Capixaba 2025

WhatsApp Image 2025-12-18 at 18.41.36 (2)

Polícia Militar realiza a entrega de 26 viaturas descaracterizadas