Projeto escolar estimula o empreendedorismo em Marechal Floriano

Publicado em 27/07/2023 às 16:40

Compartilhe

criANCAS-BISCOITOS

Texto: Kássio Barreiros Paiva

Empreendedorismo é a palavra de ordem, cada dia mais ganhando espaço na sociedade. Seguindo os passos desse sucesso, um grupo de 15 alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Escola Elisiário Ferreira Filho, em Marechal Floriano, participam do projeto “Empreender, incluir e aquecer”, coordenados pela professora Juliana Bueno da Silva, e suas auxiliares Maria Luiza, Sueli, Francilene, Ester e Camila, com apoio direto da diretora escolar Rosimara Klein Werneck, e da pedagoga Joelma Aparecida Correa dos Santos. Esse projeto contempla os alunos dos turnos matutino e vespertino.

O objetivo principal do projeto é a inclusão dos alunos, e o envolvimento de suas famílias, na comunidade escolar, e na comunidade em geral. Mostrando para os alunos e seus familiares, que é sim possível empreender de forma simples e prazerosa, além de contribuir com uma ação social, muito importante nessa época do ano, com a doação de cachecóis e toucas produzidos pelo projeto, para aquecer as crianças carentes da escola. 

Um dos projetos é a fabricação de biscoitos, que além de manter aluno e família trabalhando em conjunto, auxilia na coordenação, e estimula o trabalho em equipe. “O lucro obtido com as vendas dos biscoitos está sendo revertido na compra de matéria-prima para a confecção das toucas e cachecóis. As vendas são realizadas diretamente na escola, e na Feira do Empreendedor. É uma oportunidade de as crianças aprenderem como funciona o comércio, habilidade de mexer com dinheiro, no atendimento ao público, desenvolvendo sua autonomia, bem como os conceitos matemáticos e linguísticos, principalmente a socialização, o que tem causado bastante alegria”, declarou a professora Juliana.

Uma prancha feita de papelão facilita a produção dos cachecóis e toucas, permitindo um entrelaçamento da lã, de maneira prática e acessível a todos. Esses momentos de confecção em família têm sido muito gratificantes. Já para a produção dos biscoitos, foi confeccionado um colete, onde cada aluno fez um desenho relacionado ao projeto. A técnica utilizada foi a de transferência de desenho, feita com giz de cera na lixa, depois transferido para o tecido com uso de um ferro elétrico.

Como forma de estimular e fortalecer o projeto Empreender, foi realizada uma visita à Fábrica Buenos, onde os alunos visualizaram a produção de biscoitos, e ouviram dos proprietários, Franciele e Robiel, como foi empreender no início da fabricação de biscoitos e pães. Os estudantes também tiveram a oportunidade de participar da produção de alguns biscoitos, que foram degustados por eles mesmos, durante a visita.

Complementando o projeto, eles visitaram a Sala do Empreendedor, local onde é dado apoio ao pequeno empreendedor do município. A professora Juliana conclui dizendo: “estamos empreendendo, estamos incluindo, e pretendemos aquecer nossos alunos”.

Confira abaixo as fotos:

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas