Projeto ‘Dose Certa’: residentes do ICEPi promovem consultas multiprofissionais para orientar uso seguro de medicamentos

Publicado em 20/07/2025 às 10:31

Compartilhe

vacinacao projeto

Foto: SESA

A não adesão ou a descontinuidade de um tratamento de saúde ou o uso incorreto de medicamentos pode ser a consequência de diversas situações, como questões sociais e econômicas, ambiente familiar, fatores psicológicos e outros. Com o olhar atento, residentes multiprofissionais em Saúde da Família pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) notaram que muitos pacientes, principalmente os idosos, estavam com dificuldades no tratamento de hipertensão e diabetes. Foi a partir de uma necessidade observada no dia a dia que surgiu o Projeto ‘Dose Certa’, na Unidade Básica de Saúde de Gaivotas, em Vila Velha.

A iniciativa tem como objetivo oferecer um atendimento mais acolhedor e integrado, com a participação de profissionais de diferentes áreas da saúde, buscando entender, junto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), como é possível cuidar melhor de cada pessoa.

A farmacêutica e residente Tawana Carolina Pereira de Souza percebeu muitos pacientes estavam tendo suas consultas odontológicas canceladas por causa de alterações na pressão arterial e nos níveis de glicose. Esse padrão acendeu um sinal de alerta e motivou a equipe a pensar em soluções conjuntas, voltadas à prevenção e ao acompanhamento mais próximo nesses casos.

“O ‘Dose Certa’ surgiu como uma consulta farmacêutica multidisciplinar, que avalia muitos critérios do paciente para estabelecer os reais problemas no tratamento medicamentoso. O atendimento dura cerca de 40 minutos para que o paciente se abra e exponha as situações vividas. Conhecendo o usuário e a sua história, estabelecemos os problemas de saúde e as possíveis causas e agimos de forma multiprofissional”, explicou a farmacêutica.

Também fazem parte do projeto o preceptor e cirurgião-dentista Eduardo da Silva Morais, a residente e enfermeira Maria Eduarda Cominotti Rizzo e as residentes e cirurgiãs-dentistas Julia Cerutti Calheiros de Freitas e Amanda Barroso Brizon. Seis pacientes já iniciaram o acompanhamento contínuo.

“Quando falamos de cuidados com atendimentos odontológicos, é imprescindível considerar a pressão arterial. Em procedimentos cirúrgicos ou invasivos, a pressão arterial elevada pode aumentar as chances de hemorragia. E em até procedimentos mais simples pode ocorrer um pico hipertensivo, por isso é importante a pressão arterial regulada”, explicou Julia Cerutti Calheiros.

Para a residente e enfermeira Maria Eduarda Cominotti Rizzo, o projeto exemplifica na prática como é importante ter um olhar ampliado e qualificado. “Olhar para além da doença é fundamental para alcançar o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes e, por meio desse cuidado holístico, humanizado e eficaz, fazer a diferença na vida desses usuários. A residência tem grandes potencialidades e forma profissionais mais sensíveis, atentos e comprometidos com a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida da população”, disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

bebidas irregulares

Mais de 1.300 litros de bebidas irregulares são apreendidos

estaçoes meteorologicas

Mais de 600 estações meteorológicas do Brasil serão modernizadas

teleconsulta sus

Teleconsultas no SUS: uso da tecnologia beneficia mais de 20 mil capixabas no primeiro semestre do ano

sus x planos de saude

Pacientes do SUS poderão ser atendidos por planos de saúde a partir de setembro

cats

Espírito Santo fecha mês de julho com menor número de homicídios desde 1996

forças de segurança es

Forças de segurança alcançam 300 prisões de foragidos com uso de reconhecimento facial no Espírito Santo

blade-grass-with-water-droplets

Regiões produtoras de grãos no Brasil são beneficiadas com condições climáticas

Newborn baby boy sucking milk from mothers breast. Portrait of mom and breastfeeding baby. Concept of healthy and natural baby breastfeeding nutrition.

‘Agosto Dourado’: hospitais estaduais promovem ações ao longo do mês em prol do aleitamento materno