Projeto de lei que flexibiliza uso de agrotóxicos é aprovado pelo Senado

Publicado em 30/11/2023 às 08:51

Compartilhe

agrotoxico-30-11-divulgacao

Foto: Divulgação

O Senado Federal aprovou na última terça-feira (28) o controverso projeto de lei que flexibiliza a autorização para o uso de agrotóxicos, popularmente conhecido como “PL do Veneno”. Após a aprovação na Casa, o texto segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Uma das mudanças mais significativas propostas pelo projeto é a concentração do registro de novos produtos no Ministério da Agricultura, reduzindo as atribuições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Essa centralização provocou desavenças entre os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Meio Ambiente, Marina Silva, desde a transição de governo.

Uma concessão para equilibrar interesses foi a retirada da possibilidade de registro temporário de defensivos agrícolas, uma demanda da bancada ruralista.

Além disso, a terminologia “agrotóxico” permanece no texto do projeto, sendo mantida pela clareza nas embalagens, apesar da tentativa da bancada ruralista de substituí-la por “pesticida”.

O projeto permite o uso antecipado de defensivos agrícolas durante o processo de reanálise, suspendendo a proibição atual. Esse ponto específico tem gerado críticas por parte de ambientalistas e organizações não governamentais (ONGs), que destacam retrocessos, como a remoção da vedação à aprovação de agrotóxicos causadores de câncer.

A aprovação do “PL do Veneno” ocorre em um momento sensível, às vésperas da Conferência das Partes (COP28) da ONU em Dubai, o que pode gerar repercussões internacionais e debates acalorados entre defensores do meio ambiente.

O projeto, que tramita no Congresso desde 1999, foi apresentado pelo ex-ministro Blairo Maggi e ganhou impulso após um acordo durante a transição de governo.

Ao longo do ano, houve avanços em um acordo sobre o texto, mas a retirada do registro temporário foi um ponto de discordância. O líder do PT no Senado manteve essa retirada até a versão final do projeto.

Fonte: Portal IG

Veja também

motos apreendidas

Polícia Militar apreende 36 motos adulteradas em Marechal Floriano e Domingos Martins

Imagem do WhatsApp de 2025-07-13 à(s) 10.15.53_dc4afd8a

Domingos Martins terá oficina inédita de pintura Bauernmalerei

Convento-Vila-Velha-Yuri-Barichivich

Linha de crédito para turismo no ES oferece até R$ 300 mil com juros baixos

29.05.2024 - Espírito Santo está entre os três estados com maior taxa de alfabetização do país (2)

Espírito Santo mantém desempenho estável na alfabetização e reforça compromisso com a leitura na idade certa

Young Asia lady nurse giving Covid-19 or flu antivirus vaccine shot to senior male patient wear face mask protection from virus disease at health clinic or hospital office. Vaccination concept.

Espírito Santo tem segunda melhor cobertura vacinal da gripe do País

WhatsApp Image 2025-07-09 at 16.02.35

Programa Estado Presente publica Anuário Estadual da Segurança Pública 2025

ARTE LOGO FUNDO CIDADES -1

Governo já garantiu mais de R$ 400 milhões para municípios capixabas se tornarem resilientes aos efeitos extremos do clima

Breakfast table in Brazil, with semi-cured cheese and accessories, selective focus.

Queijos capixabas conquistam medalhas de ouro no VIII Prêmio Queijo Brasil