Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

Publicado em 16/12/2025 às 16:08

Compartilhe

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto é do deputado Toninho da Emater / Foto: Lucas S. Costa

Tramita na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) o Projeto de Lei 529/2025, do deputado Toninho da Emater (PSB), que autoriza a criação da Carteira Estadual de Docente. A proposta prevê a instituição de um documento oficial de identificação destinado aos professores da educação pública e privada em todo o estado.

De acordo com o texto, a Carteira Estadual de Docente terá fé pública e validade em todo o território capixaba. Entre os objetivos do projeto estão identificar formalmente os professores das redes pública e privada, facilitar o acesso às prerrogativas decorrentes da condição de docente e promover a valorização e o reconhecimento da categoria.

O documento deverá conter informações básicas do profissional, como nome completo, filiação, local e data de nascimento, número do CPF, instituição de ensino onde atua, data de expedição e validade da carteira, além de fotografia do identificado. As regras para expedição, validade e o modelo da carteira ficarão a cargo do Poder Executivo Estadual, conforme estabelece a proposta.

Na justificativa do projeto, o deputado Toninho da Emater destaca que a iniciativa busca fortalecer o reconhecimento social dos professores e assegurar maior legitimidade na identificação dos profissionais do magistério. Segundo o parlamentar, a educação é uma das maiores riquezas do Espírito Santo e a valorização dos docentes é fundamental para o desenvolvimento coletivo e sustentável da sociedade. 

“O objetivo é criar um instrumento que valorize, identifique e reconheça os professores, facilitando o acesso a direitos e prerrogativas da profissão”, argumenta o autor. Ele ressalta ainda que outras categorias profissionais já contam com documentos semelhantes, o que reforça a importância de garantir aos docentes um mecanismo oficial de identificação.

O Projeto de Lei nº 529/2025 estabelece que a nova legislação entra em vigor na data de sua publicação, caso seja aprovada pelos deputados estaduais e sancionada pelo governador. A proposta segue em análise das comissões de  Justiça, de Educação e de Finanças.

Fonte: Ales

Veja também

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana

IMG_2956-1

Temporada de Abertura do Cais das Artes recebe Vanessa da Mata e coloca o Espírito Santo no mapa artístico do Brasil

cacau-freepik

Faes alerta para riscos fitossanitários e concorrência desigual na importação de cacau

20260130075900__N6A0460.jpg

Governo do Estado conclui embarques do Programa de Intercâmbio Estudantil 2025

capa_50121_MarceloSantosLucasSCosta

Assembleia tem papel essencial na estabilidade do Estado em ano eleitoral