Programa Estado Presente consolida redução de homicídios no Espírito Santo

Publicado em 02/11/2025 às 11:05

Compartilhe

diminuição de homicídios no es

Foto: Governo ES

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado, segue consolidando resultados positivos na redução da criminalidade violenta e na preservação da vida. No período de janeiro a outubro de 2025, foram registrados 651 homicídios dolosos no Espírito Santo — uma redução de 9,7% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 721 casos. Este resultado mantém a marca de menor quantidade de homicídios da série histórica desde 1996.

Todas as regiões do Estado apresentaram redução nos registros de homicídio, com destaque para a Região Sul, que acumula queda de 32,9% no ano. Em seguida, aparecem a Região Serrana (-23,9%), Região Noroeste (-13,6%), Região Norte (-9,7%) e Região Metropolitana (-1,8%). No recorte do mês de outubro, o Estado registrou 77 homicídios dolosos — o segundo melhor resultado da série histórica, ficando atrás apenas de outubro de 2024, quando foram registradas 75 ocorrências.

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida tem sido a principal diretriz de trabalho do Governo do Estado no combate à criminalidade violenta, adotando estratégias de inteligência, planejamento e atuação integrada para reduzir homicídios em áreas de maior vulnerabilidade.

“No Espírito Santo a gente faz segurança pública com planejamento, investimentos e tecnologia. Veja como prendemos o criminoso mais procurado do Estado sem dar nenhum tiro. A redução no número de homicídios neste ano mostra como nossas forças de segurança estão trabalhando da forma correta, se antecipando às ações e tirando das ruas pessoas perigosas. Vamos seguir investindo firme em segurança, mas também no social, porque o mais importante é não deixar o jovem entrar para o crime”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Em outubro, o município de Serra, que havia registrado alta nos últimos meses, apresentou queda e fechou o mês com seis homicídios. No acumulado do ano, o município tem redução de 12%.

“Os investimentos e ações em áreas estratégicas estão dando resultado: educação, infraestrutura, saúde e melhorias que impactam diretamente o dia a dia das pessoas. Aliado a isso, os investimentos em segurança pública são intensos e permanentes, junto com o trabalho dedicado das nossas forças de segurança. É a presença firme do Estado. Já está claro que quem comete crime aqui será alcançado. Reconhecimento facial e outras tecnologias estão sempre evoluindo. Segurança pública é uma obra permanente, e vamos seguir trabalhando com planejamento, integração e dedicação para tornar o Espírito Santo um dos estados mais seguros do Brasil”, pontuou o vice-governador Ricardo Ferraço, que coordena o Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Feminicídios e latrocínios

Os dados de homicídios dolosos incluem os registros de feminicídio, que apresentam redução de 18,2%. De janeiro a outubro de 2025, foram 27 vítimas, contra 33 no mesmo período de 2024.

O crime de latrocínio — que não integra o total de homicídios dolosos — também apresentou queda significativa: redução de 33,3% (20 vítimas até outubro de 2025, contra 30 no mesmo período de 2024).

“O combate à criminalidade violenta se faz com estratégia, investimentos e inteligência. E isso o Espírito Santo tem. Sob a gestão do governador Renato Casagrande, e com a coordenação do vice-governador Ricardo Ferraço no Programa Estado Presente, nosso Estado se destaca positivamente no cenário nacional, protegendo vidas e reduzindo homicídios”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social