Programa de combate à desinformação é lançado no Espírito Santo
Publicado em 24/09/2022 às 13:09

Imagem: TRE-ES
Com o intuito de manter o eleitor capixaba bem informado, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), lançou o “Programa de Combate à Desinformação no Estado do Espírito Santo”, com foco nas eleições de 2022.
Denominado “Eleitor Capixaba bem Informado”, o programa foi instituído por meio da união de esforços de diversos setores do TRE-ES para o enfrentamento, em nível regional, da desinformação relacionada à Justiça Eleitoral e seus integrantes, bem como ao processo eleitoral e seus atores.
“Além disso, este programa é essencial diante do cenário político atual, em que a crescente produção e difusão de informações falsas e fraudulentas têm colocado em risco bens e valores essenciais à sociedade, como o livre exercício da democracia, influenciando o livre exercício do direito ao voto, ainda podendo afetar de forma negativa a credibilidade das instituições, notadamente, desta corte eleitoral”, reforçou o TRE.
O QUE É DESINFORMAÇÃO? – Desinformação compreende todas as declarações públicas baseadas em informações, premissas ou dados incorretos, independentemente da intenção de quem as produziu ou encaminhou. Também se considera desinformação o emprego de informações parcialmente verdadeiras, mas deturpadas por manipulações de conteúdo ou contexto, com o objetivo de gerar desaprovação ou debilitar a imagem das instituições eleitorais.
O Programa Eleitor Capixaba Bem Informado, irá tratar apenas das desinformações diretamente relacionadas à Justiça Eleitoral, sem tratar de candidatos e partidos políticos.
Quem receber notícias falsas e tiver dúvidas sobre algum conteúdo compartilhado, ou queira fazer uma sugestão, pode entrar em contato por meio dos da Ouvidoria do TRE-ES: 0800-083-2010. Também é possível enviar um e-mail para: [email protected].