Programa Agrinho completa 15 anos de história no Espírito Santo

Publicado em 07/12/2019 às 12:01

Compartilhe

Felicidade estampada no rosto, saltos de alegria e muita, muita festa. Foi assim que o Agrinho completou seus 15 anos de atuação no Espírito Santo com um evento de premiação especial para todos os alunos, professores e pedagogos que participaram.

O programa, que é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (SENAR-ES), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), os Sindicatos Rurais e as secretarias municipais de educação, trabalhou durante o ano o tema “Inovação e Tecnologia em Defesa do Meio Ambiente”.

A premiação ocorreu no Sesc Praia Formosa, Aracruz (ES), nesta quarta-feira (04), e 125 prêmios foram entregues aos ganhadores que desenvolveram durante o ano desenhos, redações, relatos da experiência pedagógica e das atividades realizadas no município.

O evento contou com muita diversão para as crianças. Teve foto ao vivo, área de jogos online, giro radical, óculos de realidade virtual, oficina de cata vento, show musical e apresentação de robôs.

A superintendente do SENAR-ES, Letícia Toniato Simões, conta um pouco do que foi o evento. “Esse momento é especial e tudo foi pensado para os protagonistas destes 15 anos de Agrinho, as crianças. Remodelamos todo o envolvimento desta premiação para acolher os participantes para que eles se sentissem especiais. Agradeço aos professores que atuam nesta gratificante missão de educar, pois este é o pilar de tudo, e nós enquanto sociedade só viveremos em um mundo melhor se investirmos cada vez mais na educação. Não podemos só pensar no avanço tecnológico, mas também em valorizar o ser humano”, disse.

O Programa Agrinho reforça a ideia do cultivar além da terra, como destaca o presidente da FAES, Júlio Rocha. “Nós cultivamos gente também. E com certeza o Sistema FAES, SENAR-ES por meio do Agrinho contribui na formação de cidadãos mais preparados para a vida. A minha palavra é de gratidão a todos os professores e parceiros que contribuíram para que pudéssemos colher estes resultados esperançosos nestes 15 anos de atuação no Espírito Santo”.

O Programa Agrinho é cheio de histórias. Começou com sete municípios e hoje já são 54. Um crescimento que reflete nos mais de 80 mil alunos que participam. A coordenadora do Agrinho, Tereza Zaggo, fala desse crescimento. “Quando começamos o programa, em 2005, tínhamos dez mil alunos inseridos. O programa cresceu e tem sido reconhecido pelas secretarias municipais de educação. Recebemos diversos depoimentos de pessoas do interior que dizem que o Agrinho faz a criança crescer e criar novas oportunidades. O diferencial em nosso programa é que o aluno é quem identifica o que é necessário para mudar em seu entorno, por meio de situações que ele enxerga que precisa mudar. Depois disso a criança propõe como melhorar”.

A história do professor de história da EMEF Elza de Castro Scardini, em Iúna, Victor Silva Salaroli do Nascimento, também se encontrou com o Programa Agrinho e foi sucesso dentre tantas outras. Ele conquistou a primeira colocação na categoria experiência pedagógica com uma fossa ecológica desenvolvida na escola. O projeto foi muito bem visto e a escola conseguiu outras 100 fossas sépticas da prefeitura para a comunidade.

“Todo o esgoto da cidade era dispensado no rio que corta o distrito, de onde é captada a água que a população consome. E a partir deste problema desenvolvemos uma fossa séptica na escola. Como professor de história eu acredito que o homem é história e ele muda no decorrer do tempo. Já é visível nos alunos uma mudança de atitude, eles estão bem mais críticos”, destacou Victor.

Na cerimônia de premiação do Agrinho participaram mais de 2.000 pessoas. Os vencedores receberam motocicleta, notebook e impressora, smart TV, bicicleta e mochilas de material reciclado, de acordo com a categoria e a colocação.

Confira todos os ganhadores clicando aqui.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro