Produtores de cafés especiais apoiam medidas para enfrentar tarifa de 50% nos EUA
Publicado em 15/08/2025 às 13:39
Foto: Freepik
A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) manifestou apoio ao Plano Brasil Soberano, iniciativa do governo federal para enfrentar a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
Em nota divulgada nesta quinta-feira (14), a entidade destacou que as medidas anunciadas são “importantes no curtíssimo prazo” e dão “um direcionamento para o segmento no enfrentamento da crise”. Segundo a BSCA, o pacote permitirá que o setor de cafés especiais ganhe um “fôlego pontual” enquanto o governo mantém negociações e reforça a articulação com entidades do setor nos EUA para buscar “uma solução definitiva e positiva” para o comércio bilateral de café.
Os Estados Unidos são o principal destino dos cafés especiais brasileiros, com importações superiores a 2 milhões de sacas por ano, movimentando mais de US$ 550 milhões. A entidade defende que a melhor saída seria incluir o café na lista de produtos isentos do tarifaço.
O Plano Brasil Soberano prevê ações como linha de crédito com juros reduzidos, adiamento por dois meses do pagamento de tributos federais e reativação do Reintegra, mecanismo que devolve créditos tributários a exportadores.
Fonte: Agência Brasil