Produção industrial cresce 6,2% no Espírito Santo

Publicado em 16/06/2024 às 12:49

Compartilhe

producao-industrial

Os resultados positivos da indústria capixaba continuam impulsionando a economia do estado. No acumulado de janeiro a abril, comparado com o mesmo período de 2023, a produção industrial do Espírito Santo cresceu 6,2%, impulsionada pelo bom desempenho das atividades extrativa (8,3%) e de transformação (2,2%). 

O Espírito Santo teve um resultado acima do nacional nos primeiro quatro meses do ano. De janeiro a abril a indústria nacional cresceu 3,6%. Os dados foram compilados pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e fazem parte da pesquisa de Produção Industrial Mensal (PIM-PF) do IBGE, divulgada nesta sexta-feira (14). 

De acordo com a análise do Observatório da Findes, o bom desempenho da indústria extrativa pode ser explicado pelo aumento de extração de petróleo e gás natural e pelo crescimento da atividade de pelotização do minério de ferro.

O presidente em exercício da Findes, Paulo Baraona, destaca que a atuação das petroleiras independentes no Estado, a partir da política de desinvestimentos de ativos da Petrobras, é um dos motivos que explica o avanço do setor de petróleo e gás. “Temos visto no Espírito Santo uma recuperação importante na produção de óleo e gás. E, temos acompanhado de perto, por meio do Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia, essa atuação das companhias menores, tanto com produção em terra, quanto em mar”, aponta.

No primeiro quadrimestre do ano, o Estado produziu uma média de 176,3 mil barris por dia. O valor é 11,4% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, de acordo com os dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). 

A gerente executiva do Observatório da Indústria e economista-chefe da Findes, Marília Silva, aponta outro indicador importante para o setor é com relação ao gás natural. “De janeiro a abril, o Espírito Santo alcançou a marca de 4,6 milhões de metros cúbicos de produção de gás por dia, o que representou um crescimento de 22,2% em comparação ao mesmo período de 2023. Isso mostra um grande avanço em relação ao ano anterior”, disse.   

A produção de minério de ferro pelotizado também impulsionou positivamente a indústria extrativa. Segundo o último relatório trimestral da Vale, a sua produção cresceu 3,9% quando comparado ao mesmo período de 2023. Já a Samarco apresentou um aumento de 12% em sua produção no primeiro trimestre de 2024. 

A pesquisa do IBGE também mostrou que a indústria de transformação cresceu. De janeiro a abril, comparado com o mesmo período de 2023, a alta foi de 2,2%. O resultado foi positivamente influenciado pelas atividades da metalurgia (4,9%), da fabricação de produtos alimentícios (2,6%) e da fabricação de produtos de minerais não metálicos (2,6%). Já a indústria de papel e celulose recuou 5,4%.

Marília comenta que é esperada uma continuação do desempenho positivo do setor da metalurgia. “Vemos uma melhora no cenário nacional, com aumentos no consumo e nas vendas. Contudo, não podemos deixar de mencionar que as importações de produtos derivados do aço continuam elevadas, com participação significativa dos produtos chineses”, pontua a economista. 

PERSPECTIVAS PARA 2024 – Segundo dados do Indicador de Atividade Econômica (IAE-Findes), divulgado na última quarta-feira (12), o ano de 2024 deve ser positivo para a economia capixaba, com previsão de alta de 3,4%, sendo a indústria a principal responsável por impulsionar o PIB local.

O crescimento projetado para o setor, neste ano, é de 8,8%, seguido pela agropecuária (3,2%) e serviços e comércio (2,9%). Vale lembrar que o Espírito Santo é o segundo estado mais industrializado do Brasil.

A economista-chefe da Findes, Marília Silva, explica que o aumento do rendimento do trabalhador, os estímulos via programas governamentais e liberações dos precatórios agendadas para esse ano estão contribuindo positivamente para o resultado a nível estadual e nacional. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) projeta que a economia brasileira terá alta de 2,4% neste ano, já o PIB industrial deve crescer 2,01%.

Apesar do cenário otimista, Marília lembra que alguns desafios da indústria estão atrelados a condução da política monetária nacional. “Mesmo com a expectativa de mais um corte da taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia, neste ano, ela continuará elevada. O Relatório Focus aponta para uma redução de apenas 0,25 p.p, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Atualmente ela está no patamar de 10,5% ao ano. Para além disso ainda temos a regulamentação da reforma tributária e a realização de uma reforma administrativa”, comenta.  

No mês de abril de 2024, comparado com mesmo mês do ano passado, a produção industrial capixaba também teve bom desempenho (8,2%), puxada tanto pelo aumento de 10,3% na indústria extrativa, quanto pelo avanço de 4,3% da indústria de transformação. 

Texto: Lorena Zanon/Findes

Veja também

saude es

Sesa reúne profissionais da saúde para debater doação de órgãos no Estado

café julio huber

Coffee Connect será realizado pela primeira vez no Espírito Santo

Matriculas na eja

Matrícula para alunos da EJA na Rede Pública Estadual de Ensino começa na próxima segunda-feira (21)

Aerial view of cargo ship and cargo container in harbor.

Exportações do agro capixaba mantêm solidez e ganham novos mercados no primeiro semestre de 2025

capa

Acidente com carreta mata jovem e deixa pai em estado grave na BR-262, em Domingos Martins

WhatsApp Image 2025-07-17 at 15.22.28

Feira Nater Coop e TecnoAgro 2025 destaca inovação e sustentabilidade no agronegócio capixaba

2fa9206dc0a1aac38a9fb97394a4336f_lg_original_

Senar-ES abre processo seletivo com vagas para nível médio e superior em vários municípios

{CE3EACD5-CC8C-626D-C78D-4BE32D13EAAD}

Conheça as candidatas à Rainha e Princesas da 50ª Festa da Banana e do Leite de Alfredo Chaves