Procon tem soluções online para registro de reclamações e orientação do consumidor

Publicado em 27/03/2019 às 11:58

Compartilhe

A internet tem facilitado o acesso do consumidor aos seus direitos. A falta de tempo e dificuldade com o deslocamento não são impedimentos para deixar de buscar a solução dos problemas de consumo. As denúncias e reclamações podem ser feitas pela internet a qualquer hora. Muitos casos são solucionados sem que o consumidor tenha que se deslocar até um órgão de defesa.

O App Procon-ES aproxima o consumidor dos seus direitos. Após os dez primeiros dias desde o lançamento, 56 reclamações já foram registradas na plataforma. Por meio do aplicativo, é possível tirar dúvidas, registrar denúncias e reclamações de qualquer lugar. O aplicativo permite que o consumidor envie fotos que comprovem a denúncia e de documentos. O aplicativo já está disponível na plataforma Android e, no final de abril, os consumidores poderão encontrá-lo na versão iOS.

A diretora-presidente do Procon-ES, Lana Lages, informou que o prazo para retorno, após o envio da demanda, é de até 72 horas úteis e que o acompanhamento pode ser feito pelo link “consulta processo”, no site do Procon-ES.

“Buscamos avanços técnicos, institucionais e éticos. O registro de reclamações pela internet é uma tendência e já estamos tratando para tornar o aplicativo ainda mais completo”, disse Lana Lages.

Atendimento Eletrônico

No site do Procon-ES, os consumidores também podem buscar a solução dos seus problemas de consumo. Basta acessar o site www.procon.es.gov.br, clicar no link “Atendimento Eletrônico” e preencher o cadastro,informando os dados pessoais, e relatar o fato.

A comunicação eletrônica entre consumidor e fornecedor é muito mais rápida quando realizada pela internet. Em muitos casos, o problema é solucionado sem que o consumidor tenha que se deslocar até à sede do Procon. Há situações em que o consumidor só comparece ao Instituto para participar de audiência de conciliação.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Plataforma do Ministério da Justiça

Por meio do site www.consumidor.gov.br, plataforma oficial do Ministério da Justiça, também é possível registrar reclamações e solucionar os problemas de consumo. No site, é possível negociar diretamente com as empresas em até dez dias.

Além de registrar a insatisfação, o consumidor também pode consultar o índice de reclamação e resolutividade das empresas inscritas no serviço, o prazo médio para resposta e a avaliação de outros consumidores sobre a satisfação com o atendimento. Concluído o atendimento é muito importante que o consumidor faça a sua avaliação.

Por se tratar de um serviço provido e mantido pelo Estado, com ênfase na interatividade entre consumidores e fornecedores para redução de conflitos de consumo, a participação de empresas no consumidor.gov.br só é permitida àqueles que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo no qual se comprometem em conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados.

“O Procon-ES e a Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON), firmaram uma parceria para aprimorar a plataforma online. Vamos convidar as empresas mais demandadas no Procon que atuam exclusivamente no Espírito Santo para apresentá-las os benefícios de integrar à plataforma”, disse Lana Lages.

Essa plataforma apresenta alto índice de resolutividade e satisfação dos consumidores. Segundo Boletim 2017, divulgado pela Secretaria Nacional do Consumidor, de junho de 2014, mês do lançamento do Consumidor.gov.br, a dezembro de 2017, mais de 980 mil reclamações foram registradas na plataforma, mais de 780 mil usuários cadastraram-se no site e mais de 400 empresas já atendiam seus consumidores por este canal.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro