Procon-ES realiza pesquisa para ouvir consumidores sobre experiências em voos

Publicado em 23/08/2025 às 09:48

Compartilhe

FREEPIK medium-shot-happy-family-airport

Foto: Freepik

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), em parceria com os Procons de todo o Brasil e com a Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON), está realizando uma pesquisa com usuários de transporte aéreo no país. O objetivo é conhecer o perfil dos passageiros e suas experiências ao viajar de avião.

A iniciativa busca levantar dados para comparar o número de viagens realizadas com o de viagens problemáticas, além de relacionar o volume de reclamações com a quantidade de ações judiciais e verificar quantas reclamações não resolvidas resultam em processos na Justiça. A pesquisa será feita em duas etapas: presencialmente, no Aeroporto de Vitória, e pela internet. A primeira fase já está disponível on-line e pode ser respondida até a próxima segunda-feira (25) no site procon.es.gov.br.

Segundo a diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, a pesquisa tem como objetivo coletar dados sobre a experiência do consumidor brasileiro em relação aos serviços prestados pelas empresas aéreas, para subsidiar a elaboração de políticas públicas de defesa do consumidor que garantam mais qualidade e segurança para os passageiros.

“É de extrema importância que o consumidor capixaba participe da pesquisa, pois assim poderemos avançar exigindo o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor e demais legislações sobre o tema”, destacou Letícia Coelho.

Os resultados serão apresentados na próxima semana durante o XXIII Congresso da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON), que acontece nos dias 28 e 29 de agosto, em Porto Alegre (RS). O evento é um dos mais importantes do país na área de defesa do consumidor, reunindo representantes dos Procons, Ministério Público, juristas, gestores públicos, pesquisadores e sociedade civil.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Procon Estadual

Veja também

54990387814_39c1d28297_o

Lula vê última chance para acordo Mercosul e UE durante cúpula do Mercosul

IMG-20250310-WA0064 (1)

Prêmio Melhores do Esporte anuncia vencedores nesta quinta (18)

capa_49984_CAFEGovernoES

Deputados aprovam incentivo fiscal para comércio de café cru

HQF_1296-1

O Governo do Estado realizou o III Seminário de Práticas Exitosas do PROETI

Lidiney-1024x687-Foto- Fabricio Ribeiro

Após Comissão Processante, vereadores avançam com CPI contra Lidiney Gobbi

4a2bbe03-fffc-4f51-b871-3f34df92d058

Governo do Brasil lança linha de crédito de R$ 6 bilhões para apoiar caminhoneiros na compra de veículos

Café-capa-mão- FOTO- JULIO HUBER

Aprovado no Senado o Projeto de Lei dos safristas

Design Marcel Carone1

Autismo: um modo próprio de perceber, aprender e se relacionar com o mundo