Problema com Carrefour está superado, diz Mauro Vieira

Publicado em 27/11/2024 às 11:10

Compartilhe

pzzb3137

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O mal-estar gerado pelas declarações infundadas de Alexandre Bompard, presidente do Carrefour na França, sobre a carne brasileira já foi superado, tanto no âmbito empresarial quanto entre os governos, após o pedido de desculpas formalizado pelo executivo. Essa é a avaliação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que abordou o tema nesta quarta-feira (27) durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Na semana anterior, Bompard afirmou que a carne do Brasil não atenderia às normas estabelecidas pela França, anunciando que a rede Carrefour deixaria de comercializar carnes do Mercosul no país. A declaração gerou forte reação de produtores brasileiros, que iniciaram uma campanha de boicote ao fornecimento de proteínas para as lojas da rede no Brasil. Em resposta à repercussão negativa, o executivo publicou ontem (26) uma nota de retratação, destacando a alta qualidade dos produtos brasileiros.

Durante a entrevista, Mauro Vieira enfatizou que o episódio diz respeito principalmente às empresas envolvidas, mas destacou a atuação do governo federal na defesa da qualidade dos produtos nacionais. “A declaração veio do presidente mundial de uma grande rede de supermercados francesa, cuja maior operação fora da França está no Brasil. Creio que isso tenha sido motivado por questões domésticas e políticas internas”, explicou o ministro.

O chanceler também reforçou que o governo evitou interferir diretamente, limitando-se a emitir uma nota oficial. “Ontem houve uma nova nota esclarecendo a situação. A carta de retratação do presidente do Carrefour foi encaminhada ao Ministério da Agricultura. Ele reconheceu a qualidade sanitária e o sabor dos produtos brasileiros, o que já representa uma boa resposta para encerrar essa questão entre as empresas”, afirmou.

Para Mauro Vieira, a retratação do executivo encerrou o episódio. “No que diz respeito ao governo, não houve maiores problemas. E, no aspecto empresarial, a situação está resolvida, com ele reconhecendo a qualidade dos produtos brasileiros”, completou.

O ministro ainda destacou que a carne brasileira é exportada para mais de 140 países, atendendo a rigorosos critérios sanitários e de qualidade, inclusive em mercados extremamente exigentes, como a União Europeia, Japão, Estados Unidos e China.

Fonte: Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil

Veja também

WhatsApp Image 2025-05-19 at 18.19.14

Espírito Santo se prepara para novo terminal de petróleo com investimento de R$ 340 milhões

bristol vista azul

Semana de Moda de Pedra Azul terá eleição da Miss Universo Domingos Martins

Imagem do WhatsApp de 2025-05-19 à(s) 17.41.06_8a4f5ca2

Casal de idosos morre afogado após carro cair em açude

Imagem do WhatsApp de 2025-05-19 à(s) 16.52.38_7ebab68c

Prefeitura de Marechal Floriano propõe mudanças no plano de carreira e salários dos professores municipais

Super Open 2025 de Parapente, realizado em Alfredo Chaves. Foto de Arthur Oliveira (10)

Super Open 2025 coloriu o céu de Alfredo Chaves com evento de voo livre

Assinatura do Acordo (1)

Cidades do Rio Doce afetadas por Mariana receberão R$ 700 milhões para a Saúde

7405

Frente fria e temperaturas extremas marcam o final de maio no Brasil

frangos1ana

Brasil confirma dois casos de gripe aviária e investiga outros seis