Problema com Carrefour está superado, diz Mauro Vieira

Publicado em 27/11/2024 às 11:10

Compartilhe

pzzb3137

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O mal-estar gerado pelas declarações infundadas de Alexandre Bompard, presidente do Carrefour na França, sobre a carne brasileira já foi superado, tanto no âmbito empresarial quanto entre os governos, após o pedido de desculpas formalizado pelo executivo. Essa é a avaliação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que abordou o tema nesta quarta-feira (27) durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Na semana anterior, Bompard afirmou que a carne do Brasil não atenderia às normas estabelecidas pela França, anunciando que a rede Carrefour deixaria de comercializar carnes do Mercosul no país. A declaração gerou forte reação de produtores brasileiros, que iniciaram uma campanha de boicote ao fornecimento de proteínas para as lojas da rede no Brasil. Em resposta à repercussão negativa, o executivo publicou ontem (26) uma nota de retratação, destacando a alta qualidade dos produtos brasileiros.

Durante a entrevista, Mauro Vieira enfatizou que o episódio diz respeito principalmente às empresas envolvidas, mas destacou a atuação do governo federal na defesa da qualidade dos produtos nacionais. “A declaração veio do presidente mundial de uma grande rede de supermercados francesa, cuja maior operação fora da França está no Brasil. Creio que isso tenha sido motivado por questões domésticas e políticas internas”, explicou o ministro.

O chanceler também reforçou que o governo evitou interferir diretamente, limitando-se a emitir uma nota oficial. “Ontem houve uma nova nota esclarecendo a situação. A carta de retratação do presidente do Carrefour foi encaminhada ao Ministério da Agricultura. Ele reconheceu a qualidade sanitária e o sabor dos produtos brasileiros, o que já representa uma boa resposta para encerrar essa questão entre as empresas”, afirmou.

Para Mauro Vieira, a retratação do executivo encerrou o episódio. “No que diz respeito ao governo, não houve maiores problemas. E, no aspecto empresarial, a situação está resolvida, com ele reconhecendo a qualidade dos produtos brasileiros”, completou.

O ministro ainda destacou que a carne brasileira é exportada para mais de 140 países, atendendo a rigorosos critérios sanitários e de qualidade, inclusive em mercados extremamente exigentes, como a União Europeia, Japão, Estados Unidos e China.

Fonte: Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro