Primeiras doses da vacina bivalente Covid-19 devem chegar ao Brasil no começo de dezembro

Publicado em 27/11/2022 às 12:05

Compartilhe

doctor-with-gloves-administering-little-child-vaccine

Foto: Freepik

O Brasil deve contar com os primeiros lotes da vacina bivalente Covid-19 já no início de dezembro. A previsão é da fabricante Pfizer, que tem acordo assinado com o Ministério da Saúde para a entrega de todas as vacinas disponíveis e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O quantitativo da primeira entrega será divulgado nos próximos dias.

“Os primeiros lotes da vacina bivalente vão reforçar o enfrentamento da pandemia. Isso porque oferecem proteção contra mais de uma cepa de um vírus”, destaca o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A entrega da vacina bivalente ao Brasil está em negociação há, pelo menos, dois meses.

De acordo com a decisão da Anvisa, as vacinas bivalentes podem ser aplicadas no Brasil como dose de reforço na população acima de 12 anos. Identificados por tampa na cor cinza, cada frasco terá seis doses e a vacina não deve ser diluída.

Os imunizantes aprovados são:


• bivalente BA.1: protege contra a cepa original e também contra a subvariante ômicron BA.1;
• bivalente BA.4/BA.5: protege contra a cepa original e também contra as subvariantes ômicron BA.4/BA.5.

O Ministério da Saúde reforça que os brasileiros precisam tomar as doses de reforço contra o coronavírus para uma efetiva proteção. “Mais de 77 milhões de pessoas deixaram de comparecer aos postos de vacinação para receber a primeira dose de reforço. Estudos mostram que a estratégia de reforçar o calendário vacinal aumenta em mais de cinco vezes a proteção contra casos graves e óbitos pela Covid-19”, ressalta o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

É importante reforçar que as doses disponíveis neste momento nas salas de vacinação de todo Brasil são eficazes contra a doença e protegem contra casos graves e óbitos. Os brasileiros devem procurar os postos de vacinação mesmo após o prazo para a dose de reforço.

Nathan Victor
Ministério da Saúde

Veja também

Boi-gado-pecuaria-Julio-Huber-1024x683

Produção animal no Espírito Santo tem alta no abate de aves e bovinos

01_carteira_de_trabalho2

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

capa_49962_AssinaturaLei10122025LucasSCosta1

Ales garante fornecimento de aparelho que monitora glicose

supermercado- freepik

Vitória fecha novembro com uma das cestas básicas mais baratas entre as capitais brasileiras

CNH- FREEPIK

Aplicativo CNH do Brasil simplifica processo para obtenção da primeira habilitação

FOGOS DE ARTIFÍCIO- FREEPIK

Governo do Estado regulamenta lei que proíbe fogos de estampido e reforça proteção ambiental e bem-estar social

café -julio huber

Incaper leva ao Prointec orientações em fruticultura, pecuária e cafeicultura de montanha

Imagem do WhatsApp de 2025-12-08 à(s) 11.31.49_e8e943c5

Festa da Penha 2026 divulga programação com mais de 40 missas, 14 romarias e shows de Eliana Ribeiro e Thiago Brado