Primeira massa de ar frio de 2026 derruba as temperaturas no Sul e em parte do Sudeste

Publicado em 04/01/2026 às 12:53

Compartilhe

Beautiful sky with clouds

Foto: Freepik

Os primeiros dias do ano seguem marcados pela atuação de sistemas típicos do verão, mas uma mudança importante no padrão das temperaturas já começa a ser observada em parte do Sul e do Sudeste do Brasil. O avanço de uma frente fria pela costa das regiões Sul e Sudeste abre caminho para a primeira massa de ar frio de origem polar de 2026, que, apesar de não ser intensa, será suficiente para derrubar as temperaturas e aliviar o calor e o abafamento registrados nas últimas semanas.

Frente fria avança e organiza a instabilidade

A frente fria atua inicialmente provocando chuva em amplas áreas do centro-sul do país. Nos próximos dias, o sistema tende a permanecer semiestacionário sobre a costa, contribuindo, junto a outros mecanismos atmosféricos, para a formação de um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Enquanto a chuva ganha destaque em várias regiões, o deslocamento da frente fria permite a entrada de uma massa de ar frio de origem polar, que avança logo na retaguarda do sistema.

Ar polar provoca queda das temperaturas no Sul

primeira massa de ar polar do ano não tem características extremas, mas será suficiente para provocar queda significativa das temperaturas, especialmente no Sul do Brasil. O impacto mais evidente será observado nas temperaturas mínimas, trazendo um refresco para noites, madrugadas e manhãs que vinham sendo marcadas por forte abafamento.

Em áreas da Serra Gaúcha e da Serra Catarinense, as temperaturas podem ficar abaixo dos 10 °C nas primeiras horas da manhã deste domingo (04). Durante o dia, o efeito do ar frio também será sentido, principalmente na metade leste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, onde as tardes ficam mais amenas.

Esse padrão de temperaturas mais baixas deve persistir até o início da próxima semana, com a retomada gradual do aquecimento a partir de terça-feira (06).

Alívio no calor também alcança o Sudeste

No Sudeste, os efeitos da massa de ar frio serão mais perceptíveis no leste do estado de São Paulo, incluindo a Região Metropolitana da Capital. A segunda-feira já deve ser marcada por redução significativa das temperaturas máximas e mínimas, proporcionando um alívio importante no calor intenso dos últimos dias.

Em áreas do Rio de Janeiro, inclusive na capital, a queda de temperatura será mais sutil, mas suficiente para reduzir a sensação de calor excessivo, sem expectativa de frio intenso.

Tendência para os próximos dias

O avanço dessa massa de ar polar marca um breve intervalo de temperaturas mais amenas em parte do Sul e do Sudeste. No entanto, a tendência é de que o calor volte a ganhar força gradualmente ao longo da próxima semana.

Para acompanhar a previsão atualizada, os mapas de temperatura e os avisos meteorológicos, acesse o site da Climatempo.

Fonte: Climatempo

Veja também

Natal Premiado 2025

Natal Premiado 2025 distribui 550 mil cupons, sorteia 10 prêmios e movimenta R$ 25 milhões no comércio de Domingos Martins

coluna diversidade

Inclusão na igreja: um despertar que não pode mais esperar

gastronomia com mario

Pesto genovese

Réveillon 2026 para o turismo capixaba

Réveillon 2026 impulsiona turismo no Espírito Santo, com alta no gasto médio e recorde de aprovação

ônibus do Hemoes

Novo ônibus do Hemoes com cadeiras automáticas e capacidade para atender 120 doadores por dia

tratamento de lesões na medula

Ministério da Saúde e Anvisa anunciam aprovação de estudo clínico para tratamento inovador de lesões na medula espinhal

registro de atividade florestal

Prazo para renovar registro de atividade florestal no ES vai até 31 de março

Jackson Lima

Show com Jackson Lima e sorteio de 10 prêmios fecham a programação de Natal em Domingos Martins