Primavera e verão podem ser mais quentes no Espírito Santo

Publicado em 28/07/2018 às 11:21

Compartilhe

Apesar de ainda ser difícil bater o martelo, os meteorologistas estão na expectativa de que a primavera/verão 2018/2019 sejam marcados pelo fenômeno El Niño. Para o Espírito Santo, o aquecimento das águas do Oceano Pacífico significa que as estações mais quentes do ano serão de ainda mais calor. Segundo o Instituto Climatempo, há 70% de chances de formação do fenômeno nos próximos meses.

“A tendência é de que as temperaturas subam. 2014, 2015 e 2016, a temperatura do pacífico estava mais aquecida e a temperatura da primavera e verão foram mais elevadas. Então, a tendência é de que tenhamos sim uma primavera e um verão mais quentes do que foi, principalmente, o ano passado, quando a água do pacífico estava mais fria. A sensação de calor deve retornar durante o verão”, explica a meteorologista do Instituto Climatempo, Graziella Gonçalves.

Outros profissionais da área ainda consideram cedo para dar o aval de que o fenômeno realmente vai acontecer, apesar de as previsões numéricas apontarem para isso. “A previsibilidade ainda pode mudar. É cedo para afirmar que teremos El Niño. Neste mesmo período, no ano passado, havia previsão de que o fenômeno se formaria no início deste ano, o que não aconteceu. Em alguns meses, teremos um prognóstico com menos dúvida”, ressalta o meteorologista do Incaper, Bruce Pontes.

A seca vai voltar?

Em relação às chuvas, o meteorologista do Incaper, Bruce Pontes, explica que ainda não foi comprovado que o El Niño afeta o regime das águas no Espírito Santo, portanto, não há motivo para se alarmar para a volta da seca, caso a ocorrência do fenômeno se confirme.

“O El Niño afeta o regime de chuva no Norte do país, em parte do Nordeste e no Sul. No Sudeste e Centro-Oeste, ele deixa a temperatura mais alta, mas não há comprovação de mudança nas precipitações. A seca que ocorreu em 2014 e 2015, que foi um período de El Niño, pode ter sido apenas coincidência”, avalia.

Veja também

bandeira da venezuela- freepik

Venezuela acusa EUA de “pirataria” após apreensão de petroleiro em águas internacionais

CAPA - FOTO 1

Promotor de Domingos Martins encara maratona mais antiga do mundo e celebra emoção em Atenas

IMG_4908[1]

Campanha transforma presente de Natal em gesto de vida e mobiliza mais de 80 doadores de sangue

Foto Jeff

Evento de Hip-Hop reúne MCs, poetas e dançarinos em Marechal Floriano neste sábado

20250228_090142

Incaper distribui 409 mil mudas de eucalipto a agricultores capixabas

CNH-do-Brasil

Detran|ES esclarece mudanças no processo de habilitação

Árvore Natal . São Gabriel da Palha

São Gabriel da Palha recebe árvore de Natal que celebra sua identidade cooperativista

CNA

Agro sustenta crescimento da economia em 2025, mas riscos fiscais, climáticos e externos preocupam 2026