Previsão de safra aponta recorde na produção de grãos no Brasil, com 325,7 milhões de toneladas

Publicado em 13/02/2025 às 15:04

Compartilhe

12554

Foto: Freepik

A produção de grãos no Brasil deve atingir 325,7 milhões de toneladas na safra 2024/25, um crescimento de 9,4% em relação ao ciclo anterior. Esse aumento é impulsionado pela expansão de 2,1% na área cultivada, que chega a 81,6 milhões de hectares, e pela recuperação de 7,1% na produtividade, com uma média estimada de 3.990 quilos por hectare. Caso esses números se confirmem, a safra atual será a maior da história, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que divulgou os dados no 5º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25.

Crescimento da produção de milho e soja

A Conab projeta um aumento na produção de milho, que deve chegar a 122 milhões de toneladas, 5,5% acima do ciclo anterior. A colheita da primeira safra do cereal já alcança 13,3% da área plantada, apesar da redução de 6,6% na área semeada. O ganho de produtividade, que cresceu 9,9%, compensou essa queda, resultando em uma previsão de 23,6 milhões de toneladas para o primeiro ciclo. Já a segunda safra está com 18,8% da área semeada e deve atingir 96 milhões de toneladas, um crescimento de 6,4%.

A colheita da soja, que influencia diretamente o ritmo do plantio do milho segunda safra, já atingiu 14,8% da área total. A previsão é de uma produção recorde de 166 milhões de toneladas, um aumento de 18,3 milhões de toneladas em relação à safra anterior. O crescimento decorre da ampliação da área plantada e da recuperação da produtividade, favorecida pelo clima em estados como Paraná, Santa Catarina e Centro-Oeste. No entanto, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul enfrentaram estiagens que impactaram algumas regiões.

Arroz, feijão e algodão também registram avanço

A área destinada ao arroz deve atingir 1,7 milhão de hectares, um crescimento de 6,4% em relação à safra passada. A Conab estima uma produção de 11,8 milhões de toneladas, um aumento de 11,4%. No Rio Grande do Sul, principal produtor do grão, as altas temperaturas e a baixa disponibilidade hídrica causam preocupação, mas ainda não indicam impacto significativo na produtividade.

O feijão também apresenta crescimento, com previsão de 3,3 milhões de toneladas somando as três safras. A primeira safra está em diferentes estágios fenológicos, e até 10 de fevereiro, 47% da área já havia sido colhida. A produção esperada é de 1,1 milhão de toneladas. A segunda safra está no início do plantio, com previsão de 1,46 milhão de toneladas, enquanto a terceira safra deve produzir 778,9 mil toneladas.

Para o algodão, a projeção é de um aumento de 4,8% na área plantada, chegando a 2 milhões de hectares. A semeadura já ultrapassa 87% da área prevista, com previsão de produção de 3,8 milhões de toneladas de pluma, o que pode representar um novo recorde para a cultura.

Culturas de inverno e mercado de exportação

As primeiras projeções para as culturas de inverno indicam que a produção de trigo, principal cereal da estação, deve chegar a 9,1 milhões de toneladas. O plantio terá início em abril no Paraná e em maio no Rio Grande do Sul, estados que representam 80% da produção nacional.

No mercado de exportação, a demanda interna por milho levou a um ajuste nas previsões, com consumo estimado em 86,9 milhões de toneladas. Isso deve resultar em uma leve queda nas exportações, que podem atingir 34 milhões de toneladas na safra 2024/25. Para o arroz, o crescimento da produção permite abastecimento interno e uma expectativa de exportação de 2 milhões de toneladas.

As informações completas sobre o 5º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, incluindo condições de mercado, estão disponíveis no boletim publicado pela Conab.

Fonte: Conab

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral