Vida Saudável
Prevenção pode mudar o futuro do câncer nas próximas décadas
Publicado em 10/02/2026 às 09:55
De acordo com especialistas, esse crescimento está relacionado principalmente ao envelhecimento da população e ao impacto de fatores evitáveis, como tabagismo, alimentação inadequada, sedentarismo, consumo de álcool e exposição a agentes ambientais nocivos. Para enfrentar esse cenário, pesquisadores internacionais apresentaram, durante o Congresso Europeu de Oncologia, realizado em Berlim, a quinta edição do Código Europeu contra o Câncer, documento que reúne 14 recomendações baseadas em evidências científicas para reduzir o risco de desenvolver tumores.
Entre as orientações estão manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regularmente, evitar o uso de tabaco e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, proteger-se da exposição solar inadequada e participar de programas de vacinação e rastreamento indicados para cada faixa etária. Estudos citados pela OMS apontam que até metade dos casos de câncer pode ser evitada com a adoção consistente dessas medidas ao longo da vida.

Para a oncologista Mariana Novaes Pinheiro, da Unimed Sul Capixaba, a prevenção precisa ser vista como parte da rotina de cuidado com a saúde. “Pequenas mudanças no estilo de vida têm impacto direto na redução do risco de diversos tipos de câncer e ajudam a promover mais qualidade de vida ao longo dos anos. Informação de qualidade e acesso a acompanhamento médico são fundamentais para que as pessoas consigam identificar fatores de risco, aderir a hábitos mais saudáveis e realizar exames preventivos no momento adequado”, ressalta
Fonte: Andreia Lopes/ Consultoria