Prevenção e possíveis impactos da gripe aviária são debatidos na Assembleia Legislativa do ES

Publicado em 04/06/2025 às 08:59

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-06-03 at 17.35.28

Foto: Giuliana Dias/Seag

As estratégias de prevenção e os potenciais efeitos da gripe aviária no Espírito Santo foram tema central da Reunião Ordinária da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa (Ales), realizada nesta terça-feira (3), no Plenário Dirceu Cardoso. O encontro reuniu autoridades, técnicos e representantes do setor produtivo.

Desde a confirmação do primeiro foco do vírus H5N1 em uma granja de reprodução no Rio Grande do Sul, em maio deste ano, o Espírito Santo entrou em estado de alerta. De acordo com a atualização mais recente da Plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), divulgada no último domingo (1º), o país investiga 12 casos suspeitos — oito deles em Minas Gerais.

As ações preventivas incluem recomendações simples, como manter as aves em galinheiros fechados com telas de até uma polegada, higienizar cochos com frequência, armazenar ração e água em locais protegidos de aves silvestres, fornecer água potável e realizar controle sistemático de pragas.

“Estamos preparados para enfrentar essa situação no Espírito Santo. Contamos com o Comitê Gestor de Enfrentamento à Influenza Aviária (CGIA), que reúne representantes da Seag, Sesa, Seama, Iema e Idaf, para garantir a biosseguridade das nossas granjas por meio de uma ação coordenada”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli.

Durante a reunião, a médica veterinária Carolina Covre, da Associação dos Avicultores do Espírito Santo (AVES), apresentou dados atualizados sobre a avicultura capixaba e reforçou a importância da integração entre o setor produtivo e o poder público para impedir a entrada do vírus em unidades comerciais.

Ela também detalhou o plano de contingência previsto para casos de confirmação da doença. O protocolo prevê a notificação imediata ao Serviço Veterinário Oficial (SVO), interdição da propriedade, coleta de amostras para análise e, em caso de confirmação, a adoção imediata de medidas de contenção.

O Espírito Santo já dispõe de estrutura técnica preparada para agir, se necessário. A Secretaria da Agricultura, em parceria com o Idaf e outras instituições, continua executando ações de vigilância e conscientização junto aos produtores, em alinhamento com o Ministério da Agricultura.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral