Presidente Lula abre debate da 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Publicado em 23/09/2025 às 10:58

Compartilhe

cats

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Como é tradição desde 1955, o presidente do Brasil será o primeiro a discursar na abertura do debate geral da 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará a intervenção logo após as falas do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e da presidente da 80ª Assembleia Geral, Annalena Baerbock, da Alemanha. A abertura é considerada uma oportunidade para apresentar à comunidade internacional as prioridades da política externa do Brasil.

O tema da 80ª sessão é “Melhor Juntos: 80 Anos e mais para paz, desenvolvimento e direitos humanos”, em celebração às oito décadas de existência da organização.

Anúncio

À margem do Debate Geral, aproveitando a presença dos líderes mundiais em Nova York, Lula manterá encontros com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e com chefes de Estado e de governo de outras nações. Entre os dias 22 e 24 o presidente  também participa de eventos sobre fortalecimento da democracia, combate aos efeitos da mudança do clima e defesa do multilateralismo.

QUESTÃO PALESTINA — No dia 22, Lula participou da segunda sessão da Conferência Internacional de Alto Nível para a Resolução Pacífica da Questão Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados, convocada por França e Arábia Saudita.

AÇÃO CLIMÁTICA — No dia 23, além de discursar na abertura a Assembleia Geral, o presidente participará, juntamente com o secretário-geral da ONU, do evento de alto nível sobre ação climática, voltado a impulsionar a mobilização internacional e estimular a apresentação de novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) rumo à COP30.

Entre os destaques está a apresentação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), iniciativa brasileira que propõe um modelo inovador de financiamento para a conservação das florestas tropicais. O fundo será oficialmente lançado durante a COP30, agendada para novembro, em Belém (PA).

Anúncio

DEMOCRACIA — No dia 24, Lula copresidirá, ao lado do presidente do Chile, Gabriel Boric, e do presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, a segunda edição do evento “Em Defesa da Democracia”. A iniciativa reúne líderes de todas as regiões do mundo para fortalecer o multilateralismo, o Estado de Direito e a cooperação contra o extremismo, a desinformação, o discurso de ódio e o enfraquecimento das instituições democráticas.

Fonte: Agência Gov

Veja também

b0f94b0e-9c27-41df-9cfc-f942b10ff0f0

Lula defende regulação das plataformas digitais e governança global da inteligência artificial durante cúpula do G7

IMG_0432

Minha Saúde ES: aplicativo reúne serviços e informações de saúde em plataforma digital

café conilon Foto Julio Huber

Ufes registra três novas cultivares de café conilon com foco em produtividade e adaptação climática

{AEC5A805-EBCE-61AA-CCE2-0CDEED3A576B}

Festival de Inverno de Matilde reúne gastronomia, música e experiências nas montanhas de Alfredo Chaves

14987

Expo Cidades Capixabas debate inteligência artificial e revela as profissões em Domingos Martins

WhatsApp Image 2026-06-16 at 17.32.30

Festival ambiental reúne educação, cultura e sustentabilidade em Domingos Martins 

WhatsApp Image 2026-06-16 at 16.26.131

Dois homens são detidos com motos furtadas em Marechal Floriano e Domingos Martins

WhatsApp Image 2026-06-15 at 17.37.35

Polícia confirma identidade de mulher encontrada morta em Afonso Cláudio